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Nível 3

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Atividades

 1. A relação das chuvas com os riscos de desastres

Atividades

2. Quanto vai chover?

Atividades

3. Tem pluviômetros por aqui?


Muitas vezes eles [desastres] são deflagrados por chuva demais (enchentes, inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos), ou chuva de menos (secas, incêndios florestais), que exigem prevenção para que não se tornem desastres” (e-book Cemaden Educação, 2024). 

i. Reflexão e diálogo: Água [D+ ou D-]=Desastre? 

Cada pessoa tem conhecimentos que podem ajudar a responder às questões abaixo sobre quais fatores favorecem os desastres além da chuva. 

Além das chuvas, quais são os outros  fatores que favorecem os desastres de inundação e deslizamento de terra? Seria a geografia do local? Os problemas sociais e econômicos? A falta de políticas públicas? O que mais?  

Por que é importante saber o quanto choveu num local, num dado período de tempo? Ou há quanto tempo não chove? O que essas perguntas têm a ver com o monitoramento das chuvas na prevenção de risco de desastre?

ii. Ao fim deste processo, produtos de comunicação podem ser elaborados para apresentar na escola, redes sociais e serem compartilhados como atividade da Rede no site do Cemaden Educação.

i. Reflexão e diálogo: o que é um pluviômetro? para que serve esse instrumento? Como funciona? Quais são os tipos existentes? 

Considere entender as diferenças entre pluviômetros automáticos, semi automáticos, tradicionais e artesanais (garrafa PET).

ii. Pesquisa: o que significa a afirmação que choveu 100 milímetros de chuva em 24 horas? Esse volume de chuva pode causar um desastre no território que você vive?  Assista ao vídeo sobre análise de chuva.

Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro (mm). Ou seja, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado (m2). Fonte: Edukita

i. Pesquisa: descubra se na escola, no bairro ou em outros locais existem pluviômetros instalados. Vale saber se existem pluviômetros e/ou estações meteorológicas no seu município - na zona urbana e rural.

Também é possível pesquisar nos sites do CEMADEN (Mapa Interativo), da ANA - Agência Nacional de Águas (Estações de Monitoramento), e/ou do  Instituto Nacional de Meteorologia - INMET .

ii. Mapear a localização: anotar o endereço e a latitude e longitude de cada um dos pluviômetros instalados no município. E registrá-los com fotos ou desenhos, numa tabela/planilha disponível aqui.

iii. Registrar informações sobre o estado de funcionamento do equipamento. Verificar a quem pertence, para onde os dados coletados são encaminhados e para qual tipo de monitoramento. Clique aqui para fazer o download da tabela/planilha para preencher com todas as informações referentes aos pluviômetros encontrados. 

iv. Identificar na comunidade escolar, e fora dela, pessoas que gostam de monitorar as chuvas. E aproveite a situação para conhecer como elas observam, como anotam os dados e para onde enviam.

v. Ao fim deste processo, produtos de ciência e pesquisa podem ser elaborados para apresentar na escola, redes sociais e serem compartilhados como atividade da Rede no site do Cemaden Educação.