Selecione um dos níveis para definir a etapa da atividade

Nível 1

Nível 1

Nível 2

Nível 2

Nível 3

Nível 3

1. Elaboração dos documentos.

2. Definição da pessoa a ser entrevistada.

3. Equipamentos a serem utilizados

Descrição

i. Definir um roteiro para as entrevistas. As questões propostas no roteiro direcionam a entrevista sobre a história de vida voltada para o meio ambiente, o clima, as experiências e a percepção de riscos. Com o roteiro se busca captar as memórias do/a entrevistado/a sobre os eventos do passado, suas percepções e estratégias de ação.

ii.Organizar um caderno de campo para registro da atividade: dia e hora da entrevista, nome do entrevistado, local da entrevista, imprevistos ocorridos...

iii.Preparar a Carta de Cessão de Direitos, onde o entrevistado cede à pesquisa os direitos de uso da entrevista. A Carta de Cessão de Direitos é um documento importante que autoriza a gravação da entrevista e a divulgação da transcrição.

Descrição

i. Escolham uma pessoa que tenha uma ou mais vivências de desastres, com interesse especial por questões ambientais e climáticas. É uma boa ideia entrevistar alguém que tenha uma relação direta com o curso d’água, ou o local onde houve um desmoronamento de encosta, ou que tenha acompanhado alguma seca forte.

Dica: Muitas casas e outros espaços do município preservam marcas d água, locais onde a água da inundação deixou suas marcas ao longo do tempo. Esses locais são registros históricos físicos, além dos que aparecem em jornais ou documentos, que podem entrar para a pesquisa. Além de anotar, dá para fazer desenhos, vídeos, fotografias.

Tem pessoas mais experientes, que podem até desconhecer a leitura e a escrita, nunca terem frequentado uma escola, mas têm uma memória excelente, são profundas observadoras da paisagem, da sociedade e da vida e são contadoras de histórias. Sempre aprendemos com elas.

Descrição

i. As entrevistas podem ser gravadas (só voz), fotografadas (imagem) ou filmadas (voz e imagem em movimento). De qualquer maneira, é preciso garantir que os equipamentos tenham bateria e memória suficientes para a gravação. Alguns pesquisadores de história oral preferem levar dois equipamentos de gravação para evitar problemas.