Arquivo Glossario - Cemaden Educação

A

  • Adaptação

    No Brasil, a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) define adaptação como as “iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas naturais e humanos frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima”

  • Aquecimento global

    AQUECIMENTO GLOBAL se “refere ao aumento da temperatura média do sistema terrestre que ocorre em função do aumento da concentração de gases do efeito estufa em nossa atmosfera” (IAG, 2021) por consequência, principalmente, da intensificação das atividades humanas.

  • Adaptação à Mudança Climática

    Trata-se de um ajuste nos sistemas naturais ou humanos como resposta aos estímulos climáticos reais ou esperados, os seus efeitos os quais moderam os danos ou exploram as oportunidades benéficas. Temos vários tipos de adaptação: preventiva, reativa, pública e privada, ou autônoma e planejada (United Nations Office for Disaster Risk Reduction – UNDRR, 2009).

  • Ameaça

    Evento adverso e extremo que pode provocar danos ao ser humano, ao meio ambiente e/ou aos bens materiais.

  • Alagamento

    Acúmulo de água no perímetro urbano (ruas, avenidas, estradas) por problemas na drenagem pluvial (boca de lobo, tubulação etc.).

  • Área de Risco

    Local vulnerável onde existe a probabilidade de ocorrência de eventos adversos.  (BRASIL. Ministério da Integração Nacional. 2012).

B

  • Bacia Escola

    A Bacia Escola pode ser entendida como “uma tecnologia social que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio da gestão ambiental participativa integrando ciência cidadã, educação ambiental e hidro-solidariedade”. (SATO , 2022). Para saber mais acesse http://www.baciaescola.eco.br/

  • Bacia Hidrográfica

    Área geográfica que abrange um conjunto de cursos d’água interligados (rio principal, seus afluentes, igarapés, nascentes e foz). A bacia é delimitada por divisores de água, áreas altas do relevo (montanhas e serras), em cujo interior se forma um caminho por onde a água corre até os pontos mais baixos.

C

  • Capacidade adaptativa às mudanças climáticas

    “O conjunto de capacidades, recursos e instituições de um país ou região para implementar medidas de adaptação eficazes”. (IPCC, 2007).

    A capacidade de adaptação humana às mudanças climáticas não é ilimitada. Esse limite, aliás, já está sendo testado em diferentes locais do planeta. Em 2022, cerca de 1,6 bilhão de pessoas enfrentavam adversidades nessas áreas, que têm maior probabilidade de sofrer os efeitos adversos causados pelas mudanças climáticas. Esse número de atingidos deve dobrar até 2050. A mortalidade nesses lugares mais sensíveis às alterações do clima é 15 vezes maior do que nos países menos vulneráveis a esses efeitos. Caso o planeta aqueça além do limite de 1,5°C definido no Acordo de Paris, ainda mais dramática ficará essa situação. (Relatório “10 New Insights in Climate Science 2022. Disponível em: https://zenodo.org/records/7228926)

  • Conscientização

    Tomada de conhecimento e compreensão sobre os fatores de risco associados a desastres e as ações que podem ser realizadas individual e coletivamente para reduzir a exposição e vulnerabilidade às ameaças (UNDRR, 2009).

  • Ciência Cidadã

    A ciência cidadã consiste na parceria entre amadores e cientistas na coleta de dados para a pesquisa científica, utilizando metodologias participativas desenvolvidas por cidadãos ou em colaboração com pesquisadores profissionais para ampliar a participação do público na gestão ambiental, onde qualquer pessoa em qualquer lugar pode submeter as suas informações através de internet mediante aplicativos e celulares. Uma ferramenta científica eficiente, que gera muitos dados com pouco investimento (SiBBr – Sistema de Informação sobre a Biodiversidade brasileira).

  • Catástrofe

    Uma situação de desastre de grande magnitude, com grave interrupção do funcionamento de uma comunidade ou sociedade em qualquer escala, devido aos eventos perigosos que interagem com as condições de exposição, vulnerabilidade e capacidade, e pode resultar em impactos e perdas humanas, materiais, econômicas e ambientais (United Nations Office for Disaster Risk Reduction – UNDRR 2016).

  • Capacidade

    Combinação de todas as fortalezas, os atributos e os recursos disponíveis dentro de uma organização, comunidade ou sociedade que podem ser utilizados para manejar e reduzir os riscos de desastres e reforçar a resiliência. Pode abranger infraestrutura, instituições, conhecimentos e habilidades humanas, assim como atributos coletivos como as relações sociais, a liderança e a gestão (United Nations Office for Disaster Risk Reduction – UNDRR, 2016).

  • Canais de Drenagem

    Na bacia hidrográfica existem encostas, fundos de vales, além de uma rede de canais de drenagem, representada pelo conjunto de rios, córregos e até mesmo os popularmente conhecidos valões. As encostas e fundos de vale interagem diretamente com os canais de drenagem, produzindo fluxos d’água que influenciam na quantidade e qualidade da água nos canais (GONZALEZ, M. C., 2014).

  • Cartografia Social

    Metodologia participativa que utiliza as bases cartográficas (mapas, imagens de satélite, cartas, croquis) no registro de vivências e percepções das pessoas a respeito do lugar onde vivem.

  • Clima

    Configuração de um conjunto permanente de dados, médias e tempos meteorológicos ao longo de um determinado período em uma localidade. (MARENGO, 2006).

D

  • Deslizamentos de Terra, Escorregamentos, Movimentos de Massa

    Movimentos de solos, rocha e/ou vegetação sob o efeito da gravidade, geralmente agravados pela ação da água.  (AB’SABER, 2011).

  • Desastres Tecnológicos

    Eventos associados ao impacto de tecnologias ou indústrias que podem causar perda de vidas, danos a propriedades, impactos socioeconômicos e degradação ambiental (National Research Council, 1999).

  • Degradação Ambiental

    A diminuição da capacidade do meio ambiente de responder às necessidades e finalidades sociais e ecológicas (UNISDR, 2009).

  • Desastre

    Quando ocorre uma séria interrupção do funcionamento de uma comunidade causando mortes e/ou importantes perdas materiais ou ambientais, as quais excedem a capacidade da comunidade afetada de lidar com a situação.

  • Defesa Civil

    Conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social. (BRASIL. Ministério da Integração Nacional. 2012.)

  • Desenvolvimento Sustentável

    “Desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” (Relatório Brundtland,1980).

  • Drenagem Urbana Pluvial

    Gerenciamento da água da chuva que escoa nas ruas, avenidas e estradas, com obras estruturais de engenharia, como: construção de galerias, sarjetas, bocas de lobo, tubulações para o escoamento da chuva. (ENDIONDO; CAMPOS, 2008).

E

  • Efeito Estufa

    […] O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados “Gases de Efeito Estufa” (dióxido de carbono, metano, CFCs e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos. (BORTHOLIN e GUEDES, 2007, apud CASAS, 2008, p. 3)

  • Emergência Climática

    A emergência climática descreve a situação crítica em que a janela de tempo para evitar consequências catastróficas das mudanças climáticas está se fechando rapidamente, reconhecendo que as ações tomadas até o momento têm sido insuficientes, destacando, assim, a necessidade urgente de ações drásticas e imediatas para a transição e redefinição dos sistemas econômicos, políticos e sociais. Isso requer a transição para uma economia de baixo carbono e a adoção de práticas sustentáveis em todas as esferas da vida cotidiana. Essas ações incluem a redução significativa das emissões de gases de efeito estufa, o fim da dependência de combustíveis fósseis, a proteção e restauração de ecossistemas naturais, a transição para matrizes energéticas renováveis e a implementação de políticas que priorizem a sustentabilidade e as soluções baseadas na natureza. – Adaptado de Marengo (2023) Marques (2022), Brondízio (2021) e Simões (2020).

  • Estiagem

    Estiagem é um período prolongado de escassez de chuvas e redução significativa da umidade do solo. Essa condição climática pode afetar a disponibilidade de água para atividades humanas e impactar a agricultura, a pecuária e os recursos hídricos.”) Fonte: Ministério do Meio Ambiente – https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/recursos-hidricos/estiagem

  • Evento Perigoso

     A manifestação de um perigo num determinado lugar durante um determinado período de tempo.  (United Nations Office for Disaster Risk Reduction – UNDRR, 2016).

  • Evacuação

    Deslocar pessoas e ativos temporariamente para locais mais seguros antes, durante ou após a ocorrência de um evento perigoso, a fim de protegê-los (UNDRR, 2016).

  • Estudo do Meio

    Metodologia pedagógica que envolve trabalho de campo fora da escola. Importante para o processo aprendizagem dos estudantes. (GOMES, 2014).

  • Epidemia

    Ocorrência ou frequência de uma doença em uma população, com elevação progressiva, inesperada e descontrolada do número de casos. (MENDES, 2011).

  • Enxurrada

    Escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, provocado por chuvas intensas e concentradas (SILVA, 2013).

  • Enchente

    Processo de subida do nível da água em um canal de drenagem sem atingir a cota de transbordamento, caracterizando o escoamento adequado do sistema (NOGUEIRA, 2009).

  • Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD)

    Conjunto de conteúdos, habilidades e competências direcionados ao ensino formal, não formal e informal, com o objetivo de colaborar na gestão de riscos de desastres, utilizando-se de diversas estratégias (MARCHEZINI et al., 2019).

  • Edificação

    Construção de diversos tipos de prédios (comerciais, institucionais, habitações) usando técnicas da construção civil, que mudam conforme o tipo de edifício construído (YEPES; PELLICER, 2015).

G

  • Gases do efeito estufa

    São o conjunto de gases que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, e que dificultam seu escape para o espaço, mantendo-a aquecida. Esse efeito vem sendo acelerado pelo acumulo desses gases na atmosfera pela ação humana, desde a Revolução Industrial, no século XVIII. O dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) são exemplos desses gases.

    Fonte e Link para matéria: SCARANO, Fábio Rubio. Enfrentamento das mudanças climáticas. Disponível em https://pp.nexojornal.com.br/glossario/2023/12/05/enfrentamento-das-mudancas-climaticas?utm_medium=email&utm_campaign=Seleo%20da%20semana%20181&utm_content=Seleo%20da%20semana%20181+CID_944b2f1022e5de2bfabdfbcee1d399d6&utm_source=Email%20CM. Acesso em 12 mar. 2024.

  • Granizo

    Chuva de pedras, com precipitação de pedras de gelo. (BRASIL, Embrapa, 2006).

  • Gestão de Risco

    Conjunto de ações que tem a finalidade de reduzir, prevenir, controlar e gerenciar os riscos de desastres. (CARDOSO, 2014).

  • GPS

    Sigla de Global Positioning System. Sistema de navegação por satélite que utiliza um aparelho móvel para o envio de informações sobre sua posição geográfica (latitude/longitude). (KAPLAN; HEATH, 2006).

I

  • Inundação Costeira

    Ocorre com a elevação da água do mar quando essa excede a altura normal da maré alta atingindo áreas costeiras. (COSTA, 2014).

  • Infestação

    Desenvolvimento, reprodução e proliferação de espécies de animais (insetos, roedores e outros) em locais que favorecem aumento da abundância de uma espécie em detrimento de outras. (PESTANA, 2014).

  • Incêndio Florestal

     Queimada de origem natural ou antrópica, com destruição total ou parcial da vegetação florestal. (RODRIGUES, 2013).

  • Inundação

    Transbordamento das águas de um rio ou de um canal de drenagem, atingindo as áreas extremas da planície de inundação ou área de várzea. (LOURENÇO,2012).

L

M

P

  • Plano de Contingência

    Processo de gestão que analisa os riscos de catástrofes e estabelece acordos com antecedência para permitir respostas oportunas, eficazes e apropriadas (UNDRR, 2016).

  • Perigo

    Um processo, fenômeno ou atividade humana que pode causar a perda de vida, ferimento ou outros impactos na saúde, danos de propriedade, perturbação social e econômica ou degradação ambiental (UNDRR, 2016).

  • Pandemia

    Epidemias que ocorrem ao mesmo tempo em vários países, ou seja, epidemias com abrangência mundial. (GIESECKE, 2020).

  • Potencializador

    Derivada do verbo potencializar: aumentar ou reforçar os efeitos de algo. Chuvas fortes potencializam a ocorrência de inundações, alagamentos e escorregamentos de terra; isto é, aumentam a intensidade do risco de desastres. (UNDRR, 2015).

  • Pluviômetro

    Instrumento utilizado para medir a quantidade de chuva que cai num local e num determinado momento. (World Meteorological Organization, 2014).

  • Prevenção

    Conjunto de medidas adotadas antes de situações que podem causar danos às pessoas, aos bens materiais e ao meio ambiente. (UNDRR, 2016).

Q

  • Queimada

    São caracterizadas pelo uso do fogo em práticas de manejo da terra, tanto para a limpeza da área, preparo de plantios, como para renovação de pastagem. Além disso, elas estão relacionadas à dinâmica do desmatamento sendo utilizadas para limpeza e remoção da vegetação que foi cortada (TEDIM, 2018).

R

  • Resiliência

    “A capacidade de um sistema social ou ecológico de absorver perturbações, mantendo a mesma estrutura básica e modos de funcionamento, a capacidade de auto-organização, bem como a capacidade de adaptação ao estresse e à mudança”. (IPCC, 2007)

  • Rede Clima

    A Rede Clima constitui-se em um importante pilar de apoio às atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas para atender às necessidades nacionais de conhecimento sobre mudanças do clima, incluindo a produção de informações para formulação de políticas públicas.

    Tem abrangência nacional, envolvendo dezenas de grupos de pesquisa em universidades e institutos. A Rede está dividida em 16 sub-redes temáticas, cada qual com suas peculiaridades, as quais estão distribuídas nas diversas regiões do Brasil o que provê capilaridade para a Rede, assim como potencializa a transferência e difusão das informações geradas. As sub-redes são: Agricultura, Biodiversidade e Ecossistemas, Cidades e Urbanização, Desastres Naturais, Desenvolvimento Regional, Divulgação Científica, Economia, Energias Renováveis, Modelagem Climática, Oceanos, Políticas Públicas, Recursos Hídricos, Saúde, Serviços Ambientais dos Ecossistemas, Usos da Terra e Zonas Costeiras

    http://redeclima.ccst.inpe.br/

    Acesse também as publicações da Rede

    http://redeclima.ccst.inpe.br/cartilhas-e-atlas/ 

  • Risco climático

    “A combinação da probabilidade de ocorrência e das consequências de um evento adverso (por exemplo, ciclone tropical, seca, inundação)”. (UNDP, 2011)

  • Resiliência a Catástrofe

    A capacidade der mitigar e recuperar dos eventos de catástrofes. Um subconjunto do conceito mais amplo de resiliência.  (UNDRR, 2016).

  • Resposta

    Medidas tomadas diretamente antes, durante, ou imediatamente após uma catástrofe, a fim de salvar vidas, reduzir impactos de saúde, garantir a segurança pública e atender as necessidades básicas de subsistência das pessoas afetadas (UNDRR, 2016).

  • Ressaca

    Elevação anormal do nível do mar provocada por ventos fortes sobre o oceano. (National Oceanic and Atmospheric Administration, 2017).

  • Régua Milimétrica

    São os instrumentos utilizados para a leitura do nível d’água de um rio monitorado. (United States Geological Survey, 2003).

  • Região Hidrográfica

    São bacias, grupos de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas, com características naturais, sociais e econômicas similares. (IBAMA, 2011).

  • Redução do Risco de Desastre (RRD)

    Ocorre mediante esforços sistemáticos dirigidos a análise e a gestão dos fatores causais dos desastres, o que inclui a redução do grau de exposição às ameaças, a diminuição da vulnerabilidade da população e a propriedade, uma gestão sensata dos solos e do meio ambiente, e melhoras na preparação para eventos adversos (UNISDR, 2009).

  • Resiliência

    Capacidade de uma comunidade ou sociedade exposta a ameaças de adaptar-se, resistindo ou mudando, com o fim de alcançar e manter um nível aceitável de funcionamento.

  • Risco de Desastre

    Probabilidade de ocorrer a perda de vidas e danos materiais provenientes de desastres. Pode ser explicado em termos da equação (r=a.v) risco (r) é a relação entre duas variáveis, as ameaças (a) e as vulnerabilidades (v).

S

  • Sustentabilidade

    Originalmente definido como “o tipo de desenvolvimento que supre as necessidades do presente sem comprometer a habilidade de futuras gerações suprirem as suas”, hoje estima-se que o termo já tenha mais de 300 definições diferentes. Justiça social, crescimento econômico e equilíbrio ambiental (Tripé social – econômico – ambiental) são os três indicadores que se integram no conceito de sustentabilidade. Há autores que incluem também outras dimensões. O conceito de sustentabilidade demanda também uma ética intergeracional que se preocupe com gerações futuras, humanas e não humanas.

    Fonte e Link para matéria: SCARANO, Fábio Rubio. Enfrentamento das mudanças climáticas. Disponível em https://pp.nexojornal.com.br/glossario/2023/12/05/enfrentamento-das-mudancas-climaticas?utm_medium=email&utm_campaign=Seleo%20da%20semana%20181&utm_content=Seleo%20da%20semana%20181+CID_944b2f1022e5de2bfabdfbcee1d399d6&utm_source=Email%20CM. Acesso em 12 mar. 2024.

  • Sistema de Alerta Antecipado

    Sistema integrado de vigilância, previsão e predição de ameaças, avaliação dos riscos de desastres, e atividades, sistemas e processos de comunicação e preparação que permite às pessoas, as comunidades, os governos, as empresas e outras partes interessadas adotar as medidas oportunas para reduzir os riscos de desastres com antecedência a sucessos perigosos (UNDRR, 2016).

  • Sistema de Alerta

    Definido como um dos elementos necessários para a gestão do risco e de impactos de deslizamentos, inundações, queimadas, incêndios florestais. Está associado a atividades técnicas de monitoramento do risco, da ocorrência e dos impactos desses eventos. […] O sistema de alerta deve ser capaz de auxiliar na capacidade de prevenção e resposta a eventos extremos. (ANDERSON et al., 2019; REIS et al., 2019).

  • Seca

     Fenômeno climático com período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade.(National Drought Mitigation Center, 2014).

  • Sazonalidade

    Período em que um evento ocorre com mais ou menos frequência. Representa o comportamento natural de um rio, onde o nível costuma aumentar na época de chuvas e diminuir na época de seca. (COELHO, et al., 2018).

T

V

  • Vulnerabilidade à mudança climática

    “O grau em que um sistema é suscetível ou incapaz de lidar com os efeitos adversos das mudanças climáticas, incluindo a variabilidade climática e extremos climáticos. A vulnerabilidade é uma função da  natureza, da magnitude e da taxa da variação climática a que um sistema está exposto, a sua sensibilidade e a sua capacidade adaptativa”. (IPCC, 2007).

    Vulnerabilidade às mudanças climáticas diz respeito a “propensão de sofrer danos” (IPCC, 2014).

  • Valor Qualitativo

    Significado atribuído ao que se observa a partir da percepção. O observador interpreta o ambiente com base em sua experiência e contexto particulares. (ULRICH, 1983).

  • Valor Quantitativo

    Significado atribuído ao que se observa a partir da quantificação numérica de suas componentes. O observador interpreta o ambiente com base em sistemas métricos padronizados e passíveis de replicação.  (National Institute of Standards and Technology, 2019).

  • Vulnerabilidade

    Condições determinadas por fatores ou processos físicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, educacionais e ambientais, que aumentam a fragilidade de uma comunidade ao impacto de ameaças e deixam as pessoas mais expostas e sensíveis ao perigo. (UNDRR, 2016).