Arquivo Perguntas - Cemaden Educação

01 - Principais dúvidas sobre o Programa

  • O que é o Cemaden Educação?

    É um Programa de ERRD – Educação em Redução de Riscos de Desastres, iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão público federal vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI).

  •  Como minha instituição pode participar da Rede Cemaden Educação?

    Cadastre a instituição preenchendo um formulário no nosso site: Instituição de Ensino e Pesquisa (Escolas de Ensino Básico, IES, IFET, CEFET etc); Defesa Civil, Instituições da Sociedade Civil, Coletivos, Associações.

  • Quem participa do Cemaden Educação?

    O Programa tem como foco instituições de educação formal e não-formal, em especial comunidades escolares e Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de territórios em situação de vulnerabilidade socioambiental.

  • Minha escola pode visitar o Cemaden Educação?

    Sim. O agendamento para visitas com atividades deve ser solicitado pelo email: cri@cemaden.gov.br.  Localização: Parque Tecnológico de São José dos Campos-SP.

  • É possível participar do Programa sem vínculo institucional?

    Todos os conteúdos do site e das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube) e o uso individual do APP do Cemaden Educação são abertos, gratuitos e estão disponíveis publicamente.

  • Quais são as vantagens de uma instituição se cadastrar na Rede Cemaden Educação?

    A instituição cadastrada entra para o mapa da Rede e pode compartilhar seus projetos e ações; acessa o uso pedagógico do aplicativo móvel (APP Dados à Prova d’ Água) e o painel de controle (dashboard); participa com certificado de formações; prioridade na agenda de visitas ao Cemaden; inscreve sua ação/iniciativa para a premiação da Campanha #AprenderParaPrevenir.

  • O que fazer em caso de dificuldade no cadastramento na Rede Cemaden Educação ou inscrição na Campanha?

    Entre em contato com a equipe do Cemaden Educação em educacao@cemaden.gov.br ou campanha.cemaden@gmail.com

  • Como ter acesso aos materiais impressos?

    O Cemaden Educação distribui materiais em eventos e nas visitas e disponibiliza na Midiateca suas publicações, jogos, folhetos e outros, que podem ser reproduzidos mantendo a fonte e os logotipos da versão original.

  • Como a equipe do Cemaden Educação acompanha as atividades realizadas na Rede?

    O acompanhamento das escolas e demais instituições cadastradas se dá por meio dos materiais publicados na Rede (área de cadastro), inscrição de ação/iniciativa na Campanha #AprenderParaPrevenir, dados inseridos no APP ou quando a instituição marca o #cemadeneducacao nas redes sociais.

02 - Jornadas Pedagógicas

  • Quais atividades estão disponíveis?

    Várias Jornadas pedagógicas inspiram as escolas e comunidades a pesquisarem as ameaças, riscos e vulnerabilidades em seu território, bem como metodologias para monitorarem o tempo e a paisagem do bairro. O livro Educação em clima de riscos de desastres apresenta a base teórica do Cemaden Educação.

  • O que são Jornadas Pedagógicas do Cemaden Educação?

    São caminhos formativos de aprendizagem sobre Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD). São movimento de interação entre conhecimentos científicos e saberes das comunidades, que se entende como Ciência Cidadã. Estão disponíveis na aba Jornadas Pedagógicas do site.

03 - Campanha

  • O que é a Campanha #AprenderParaPrevenir?

    Desde 2016 mobiliza as comunidades escolares para a Redução de Riscos de Desastres e em referência ao Dia Internacional da RRD, da Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais e participe na aba #AprenderParaPrevenir.

  • Como inscrevo uma ação/iniciativa na Campanha #AprenderParaPrevenir?

    É necessário que a instituição esteja cadastrada na Rede do Programa Cemaden Educação. Assim ela terá acesso ao formulário de inscrição da ação na Campanha diretamente pelo site.

  • Quando me inscrevo na Campanha #AprenderParaPrevenir?

    Cada edição da Campanha tem um prazo de inscrição. Fiquem atento(a)s às nossa redes sociais e às notícias no site para não perder a chance de se inscrever

  • O que fazer em caso de dificuldade no cadastramento na Rede Cemaden Educação ou inscrição na Campanha?

    Entre em contato com a equipe do Cemaden Educação em educacao@cemaden.gov.br ou campanha.cemaden@gmail.com

04 - Aplicativo Móvel e Painel

  • Como faço para utilizar o aplicativo móvel APP Dados à Prova D´Água?

    O aplicativo visa engajar escolas e comunidades na geração e circulação de dados sobre (1) áreas de alagamento, (2) intensidade de chuva, (3) dado pluviométrico e (4) nível da água no leito do rio. O APP está disponível para celulares Android no Google Play. Manual disponível na Midiateca.

  • Como faço para monitorar as chuvas na prevenção de risco de inundação e escorregamento?

    Acesse a Jornada Pedagógica [Água D+ ou D-] = Monitoramento de chuvas na prevenção do risco de desastre para saber mais. Para acompanhar os dados de chuva dos pluviômetros automáticos da rede observacional do Cemaden acesse o Mapa interativo: http://www2.cemaden.gov.br/mapainterativo/