Rede Cemaden Educação
Publicado em
Enrede-se!
Estamos abrindo mais um canal de comunicação com as escolas e comunidades que fazem parte da rede CEdu. Vamos trocar ideias sobre o enfrentamento da emergência climática e partilhar conhecimentos para a geração de uma cultura de percepção e prevenção de riscos de desastres (RRD).
Para fazer parte desta rede e receber os conteúdos mensalmente, assim como enviar suas iniciativas, dúvidas e ter acesso direcionado a tudo que o Programa realiza, basta fazer a inscrição aqui. Ao confirmar o seu cadastro, ou de sua escola, IES, Defesa Civil, projeto, associação ou comunidade, passará a compor uma rede de interessados/as em conhecer diferentes estratégias de efetivar a sua participação cidadã no seu próprio território.
Se você é um/a educador/a, gestor/a, agente público ou líder comunitário vai conhecer diferentes formas de trabalhar temas socioambientais nos espaços em que atua, por meio de experiências de outros ambientes educacionais. A rede CEdu pode se tornar o espaço ou ambiente virtual de aprendizagem que você precisava para compartilhar as ações de enfrentamento de problemas da sua localidade/região, pensar e agir coletivamente, interagir com pesquisadores/as, educadores/as e outras lideranças.
Vamos encontrar alternativas e soluções possíveis em cada comunidade para reduzir as vulnerabilidades socioambientais, melhorar a qualidade de vida e aumentar a proteção de sua vizinhança diante dos riscos de enchentes, secas, movimentos de massa e outros eventos extremos causados pela mudança do clima.
Educomunicação como espaço para construção de conhecimento em ERRD e EA Climática
Como vamos atuar em rede?
A proposta dessa rede é de que seja um espaço coletivo, um ambiente de aprendizagem cooperativo, aberto e democrático; e como estaremos virtualmente nessa relação, a nossa comunicação será, essencialmente, mediada pela tecnologia. A Educomunicação é a abordagem mais indicada para alcançarmos resultados potentes na construção de conhecimentos, habilidades e valores de forma participativa e colaborativa, em diferentes meios de comunicação e múltiplas linguagens.
A Educomunicação recebeu esse nome porque atua em dois campos: da educação e da comunicação. Porém, não se trata somente de uma junção. A ideia é que os dois campos fiquem entremeados de maneira a criar uma terceira via de pensamento, uma forma de comunicar e educar mutuamente. E com isso, compartilhar diferentes olhares e saberes, produzindo mensagens que possam alcançar diferentes públicos.
Dessa maneira, a Educação como processo participativo utiliza ferramentas da comunicação ao produzir peças como podcasts, webnários, bate-papos, vídeos, postagens nas redes sociais e outras. E o mais importante é a experiência de produzir conhecimento com o diálogo que se forma em rede!
Me inscrevi. E agora?
Você já realizou alguma iniciativa para a prevenção de riscos de desastres e Educação Ambiental Climática no seu território? No seu bairro, escola ou instituição? O que acha de produzir um relato e/ou gravar um vídeo, com a ajuda de um celular, contando essa história?
Você pode captar: |
– Imagens do lugar |
– Entrevistas com envolvidos/as |
– Opiniões contra e a favor |
– Peças que foram produzidas em coletivo |
– Trechos de eventos, como rodas de conversas, falas e outras iniciativas |
– Imagens de instrumentos confeccionados pela sua comunidade e a maneira como eles funcionam |
– Dúvidas da comunidade |
– Comentários sobre como a mídia está registrando e divulgando o que está acontecendo na sua região e como você poderia mostrar um outro ponto de vista sobre o mesmo assunto. |
Nunca participou de nenhuma iniciativa? O que você acha que deveria ser feito na sua localidade? Quais são os riscos mais frequentes na sua comunidade?
Você pode captar: |
– Depoimentos de vizinhos/as ou pessoas da comunidade que já enfrentaram desastres na região |
– Problemas ambientais, sociais, sanitários que identifica e que colocam a comunidade em risco |
– Perguntas e comentários a respeito do assunto |
E não precisa de edição. Basta a produção e o envio para o e-mail: cemaden.educacao@gmail.com. Lembre-se que produções muito extensas podem dar um pouquinho mais de trabalho para enviar, nesse caso, você pode usar plataformas de transferência como WeTransfer.
O nosso Comitê Editorial vai observar todas as produções enviadas e a equipe do Cemaden Educação vai dar início à trama educomunicativa por meio dos recursos de edição de vídeo.
IMPORTANTE: Clique aqui para orientações sobre envio do material e autorizações de uso
- O ideal é que a sua produção de vídeo seja curta, entre 1 a 3 minutos de duração.
- Analise o ambiente! Se estiver captando a fala de alguém, é necessário que o ambiente esteja silencioso para que a fala fique compreensível.
- Faça as captações com o celular na vertical.
- Para enviar o email: 4.1.: coloque como título do e-mail: PARTICIPAÇÃO CEDU EM REDE 4.2.: envie seu nome completo, da sua instituição ou comunidade, e os nomes completos de todos/as que aprecem no vídeo, bem como o seu papel no trabalho. Ex: Maria da Silva, líder comunitária do bairro Tancredo Neves, em São Vicente-SP. 4.3.: Não esqueça de fornecer informações importantes sobre o seu projeto, como nome, objetivo, data de criação, localização, resultados, entre outros, que considerar necessário.
- Podem ser enviados somente 1 vídeo por e-mail. Entretanto, é possível enviar quantos e-mails com participações audiovisuais desejar.
- Para participar, você precisa assinar o termo de autorização de uso de imagem e enviar como anexo ao e-mail junto ao vídeo (modelo abaixo). Observe que há um termo para adultos e um termo diferente para participação de crianças e jovens menores de 18 anos.
- Os materiais editados serão disponibilizados no site e redes sociais do Cemaden Educação e poderão ser compartilhados por todos os públicos.
Boletim CEdu em rede
A partir daí, você vai perceber como a sua história vai compor outras: a cada divulgação do boletim CEdu em rede, enviado mensalmente para todos/as que integram essa iniciativa, a sua narrativa ou história vai crescendo, recebendo colaborações de outras pessoas, de outros lugares, algumas respostas serão oferecidas, novas dúvidas irão surgir.
Não é um jogo de perguntas e respostas, mas pode ser visto como um quebra-cabeça contínuo de partilha de experiências e vivências, uma trama produzida a muitas mãos! A cada novo boletim, vamos aumentando o nosso repertório. E aquela primeira produção vai fazer cada vez mais sentido ao compor uma rede de pensamentos e ações de diferentes partes do País.
Vamos começar!
Se você não recebeu o boletim de lançamento, acesse nosso acervo. Agora, basta preparar a sua produção e enviar para a gente!
Ao primeiro sinal de um novo boletim na sua caixa de entrada, será a nossa trama educomunicativa crescendo!
Como nos ensinou o educador Paulo Freire, ao transformar o verbo esperançar em práxis educativa “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”
Vem construir com a gente a rede do CEdu!