Selecione um dos níveis para definir a etapa da atividade
Nível 1
Nível 2
Nível 3
1. Pesquisa social e de linguagens: Descubra se ocorrem deslizamentos de encostas em seu município
2. Pesquisa social e de linguagens: Reconhecimento das causas dos desastres
3. Pesquisa de ciência: O solo é poroso como uma esponja: cheio de espaços vazios
4. Pesquisa de ciência: O que acontece com a combinação solo + água?
5. Detetive de sinais: Perigo à vista!
i. Pesquise em jornais locais sobre os deslizamentos de encostas que ocorreram em sua região.
ii. Observe fotografias e imagens dos deslizamentos que ocorreram em seu município. Com a ajuda das explicações do texto sobre Movimento de Massa (link), verifique quais tipos de deslizamentos ocorrem ou ocorreram em seu município.
iii. Use os dados e informações obtidos para construir uma linha do tempo com datas e impactos. E compartilhe os resultados desse trabalho com o Cemaden Educação.
i. Assista “Deslizamento: fatores que ocasionam os movimentos de massa no solo” para começar a pensar sobre as possíveis causas de desmoronamentos.
Este é um vídeo feito em uma Oficina de Stopmotion por crianças de 3ª a 5ª séries na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico (Londrina, PR). A oficina foi realizada pelo Programa WASH, em parceria com o programa Cemaden Educação. |
ii. Existem alguns fatores que ocasionam ou potencializam deslizamentos: talude de corte, descarte indevido de água servida, descarte indevido de lixo, bananeiras. Você pode pesquisar e coletar imagens de deslizamentos registradas em diversas fontes (moradores, jornais locais ou Internet, entre outras)
iii. Crie uma apresentação em powerpoint com os dados, imagens e explicações levantados sobre os riscos em seu município. Na apresentação, atente para que, sob cada imagem, constar a referência e as causas que podem ter gerado esses deslizamentos.
Dica: Inspire-se também no texto orientador sobre Movimento de Massa e no vídeo educacional sobre deslizamentos
Experimento
Material necessário: 2 esponjas de diferentes estruturas, com poros de tamanhos diferentes (conforme ilustração)
2 pratos
Água
i. Coloque a mesma quantidade de água nos dois pratos e depois coloque uma esponja em cada prato.
ii. As esponjas retiveram a mesma quantidade de água?
iii. Complete a frase, da forma correta: como os solos e as esponjas absorvem água baseado na Figura abaixo.
A esponja amarela, com poros menores representa o solo _________ e a esponja azul, com os poros maiores, o solo ___________.
iv. Responda: por que isso acontece? Não esqueça de anotar as suas reflexões.
Quais são os sinais que preciso observar para saber se em um determinado local está ocorrendo movimento de massa?
i. Observe a imagem, pesquise em outras fontes para aprofundar os sinais de movimentos de massa.
ii. Construa um mural com os fatores que indicam o perigo de ocorrência de movimentos de massa para expor na escola.
iii. Indique, em seu mural, quais sinais de perigo podem ser observados no entorno de sua escola, comunidade ou no seu município.