O Cemaden Educação é parceiro do Projeto “Prevenção de deslizamentos se aprende na escola: ciência cidadã em redução de riscos de desastres”, do Programa Ciência na Escola, desenvolvido em escolas da Baixada Santista, em Santos e Cubatão, com o objetivo de envolver estudantes e professores em atividades de monitoramento das chuvas e prevenção de deslizamentos. O projeto tem sido bem-sucedido e já alcançou mais de 300 alunos e 50 professores em ambas as cidades.

Durante o projeto, os alunos aprenderam sobre as condições climáticas, as causas de deslizamentos e a importância da prevenção, foram realizados debates e oficinas científicas nas escolas sobre monitoramento de chuvas acumuladas, solos e riscos de deslizamentos, promovidos pelo Cemaden, em parceria com a Defesa Civil Municipal de Santos, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)- Campus da Baixada Santista e, também, parceria com a Rede Estadual de Ensino Público. Eles também participaram de atividades práticas, como a instalação de pluviômetros de baixo custo (garrafa PET) e a coleta de dados sobre a precipitação. O projeto teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).  

O projeto “Ciência Cidadã na Escola”, como é chamado, é uma iniciativa importante para conscientizar jovens sobre a importância da prevenção de desastres naturais e estimular a cultura científica nas escolas.

Em 2023 a equipe do projeto, em parceria com o Cemaden e o Programa Cemaden Educação publicaram um e-book que está disponibilizada aqui na Midiateca do site para acesso. Referência: Marcio Roberto Magalhães de Andrade (Coord.). Prevenção de deslizamentos se aprende na escola [livro eletrônico] : ciência cidadã na redução de riscos de desastres. 1. ed. Araraquara, SP : Letraria, 2023.

Saiba Mais

O projeto foi finalizado em 2023, com algumas ações e notícias em destaque.