O Cemaden instalou diversos pluviômetros semiautomáticos no Brasil, totalizando mais de 1000 aparelhos em 300 municípios. No pluviômetro semiautomático uma pessoa precisa fazer a leitura e enviar os dados ao Cemaden. O equipamento registra também a quantidade de chuva em 1h, 4h, 48h, 72h e 92h. E pode arquivar os dados por até dois anos.

Detalhe do visor digital de um pluviômetro semiautomático.

i. Monitoramento: constante e sempre no mesmo horário. Pelo padrão internacional da meteorologia se convencionou que a coleta de dados deve ser feita todo dia às 12h00 GMT (que equivale às 9h00 no horário de Brasília). Este registro representa o volume de chuva nas últimas 24h.

Dica: A(O) professor(a) é a(o) responsável pela transmissão dos dados. Pode-se delegar esta atividade atentando para a regularidade do envio de dados.

ii. Envio diário de dados: o responsável escolhido pela equipe deve compartilhar os registros no sistema Cemaden Educação. Para facilitar o processo de anotação manual para o envio se pode baixar o arquivo com o modelo de planilha para transcrição do dado coletado.

Dica: Em caso de irregularidade no envio dos dados, é possível extrair o histórico para um computador e transmitir os dados armazenados no pluviômetro.

Vídeos Tutoriais:

Atenção: A regularidade é fundamental para o rigor científico da atividade!

iii. Procedimento de Limpeza do Pluviômetro:

O Pluviômetro é o equipamento utilizado para registrar a chuva em um determinado local e em determinado intervalo de tempo. Os pluviômetros avisam automaticamente o CEMADEN quando chove. Em caso de risco de desastres a Defesa Civil é comunicada para socorrer a população.

Para que o pluviômetro funcione bem é muito importante que ele esteja limpo, pois folhas, insetos e poeira podem entupí-lo e atrapalhar as medições.

O Cemaden realiza a limpeza anualmente, mas é recomendável que esta limpeza seja feita mais vezes, idealmente a cada mês, pois alguns locais podem juntar muita sujeira.

Convidamos todos os parceiros (Defesas Civis, Escolas, Prefeituras, etc…) a participar na conservação dos instrumentos. Este folheto explica passo-a-passo como realizar a limpeza do pluviômetro. É muito simples.

Lembrete 1: O Cemaden é o órgão responsável pela manutenção dos equipamentos e não aconselha que ninguém se arrisque em locais altos ou de difícil acesso para limpar o pluviômetro.

Lembrete 2: Devido a grande quantidade de equipamentos adquiridos pelo Cemaden, este projeto possui dois tipos de pluviômetros sendo eles: Modelo HD2013 fabricados pela empresa Delta Ohm e modelo TB4 fabricado pela empresa Hydrological Services. Para ambos os pluviômetros o procedimento de limpeza é o mesmo.

1. Materiais necessários:

  • Chave Allen 4mm (milímetros), para o modelo TB4MM;
  • Balde;
  • Escova de dente (nova ou usada);
  • Esponja (utilizar o lado macio);
  • Água limpa;

Lembrete 3: Não usar produtos de limpeza como detergentes, desengraxantes, desengordurantes, solventes ou similares pois pode danificar pluviômetro.

2. Procedimento:

  • 1° Passo: Afrouxar os 3 (três) parafusos do funil do pluviômetro, removendo o funil de sua base.

a. Delta Ohm HD2013, para afrouxar o parafuso não necessita chave.

b. Hydrological Services TB4mm, para afrouxar o parafuso necessita de chave allen 4 mm.

  • 2° Passo: Remover o filtro de dentro do funil e lavar a tela mais grossa com a escova e água limpa.
  • 3° Passo: Lavar a tela mais fina por dentro e por fora com escova e água limpa.

Para o Hydrological Services TB4mm os passos descritos acima (1º Passo, 2º Passo e 3º Passo) são idênticos, a única diferença é o procedimento para retirada da dela de proteção contra detritos.

Nota 01: Para desmontar o filtro e sifão, empurrar e puxar o filtro e sifão ao mesmo tempo para baixo. NÃO TORÇA!

Nota 02: Não torça enquanto está empurrando para baixo.

Nota 03: Puxe o sifão para baixo.

Nota 01: Para montar o filtro e sifão e volta-lo no lugar, empurrar o filtro para cima. Não torça enquanto empurra-o para cima!

  • 4° Passo: Lavar o funil do pluviômetro com esponja e água limpa, utilize sempre a parte macia da esponja.
  • 5° Passo: Reinstalar o funil do pluviômetro sobre sua base e apertar os parafusos.

a. Delta Ohm HD2013, para apertar o parafuso não necessita chave.

b. Hydrological Services TB4mm, para apertar o parafuso necessita de chave allen 4mm.

Dúvidas e Sugestões:Qualquer dúvida ou sugestão quanto ao procedimento acima pode ser encaminhada para o e-mail engenharia@cemaden.gov.br ou pelo telefone (12)3186-9279.