O projeto Dados à Prova D’Água (também conhecido como Waterproofing Data – WPD) é uma iniciativa que permite que as comunidades monitorem o nível dos rios e obtenham informações em tempo real sobre as condições climáticas, o que possibilita a tomada de medidas preventivas em caso de inundações e deslizamentos. Além disso, o aplicativo permite que os usuários reportem ocorrências de desastres e compartilhem informações relevantes com outras pessoas em sua região.

O projeto consiste em um aplicativo gratuito (disponível para Android) que permite a coleta de dados de sensores colocados em locais estratégicos em rios e córregos, como pontes e passarelas. Esses sensores coletam informações como nível da água, temperatura e a velocidade da correnteza, transmitindo as informações em tempo real para uma plataforma digital (com mapas interativos) que pode ser acessada facilmente por comunidades locais.


Propõe alcançar o objetivo de prevenir desastres socioambientais por meio do engajamento de comunidades e instituições governamentais no processo de geração, circulação e utilização de dados. Uma premissa básica adotada foi a de situar o processo de geração de dados como parte de atividades de “ciência cidadã“, que permitam o empoderamento de estudantes, professores e membros da comunidade como ativos produtores de conhecimentos.

Projeto de Parcerias

O projeto Dados à Prova D’água (realizado entre 2018 e 2022) nasceu da colaboração entre instituições parceiras em três países:

BRASIL, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Programa Cemaden Educação, a Fundação Getúlio Vargas , com co-financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

ALEMANHA, a Universidade de Heidelberg;

REINO UNIDO, as Universidades de Glasgow e de Warwick.

Essa colaboração envolveu uma equipe multidisciplinar, com pesquisadores de vários campos do conhecimento, incluindo desde as ciências sociais e humanas (administração pública, educação, estudos de mídia, geografia, psicologia social) até as ciências exatas e naturais (ciência da computação, ciência ambiental, hidrologia e meteorologia).


Saiba Mais

O Projeto está em sua Terceira Fase. É possível baixar o aplicativo para o sistema Android e consultar o Guia do Professor.

App Dados À Prova D’ Água

Baixe o aplicativo gratuitamente

Guia do Professor

Baixe o Guia de Aprendizagem – Dados à Prova D´Água

Algumas publicações sobre o Projeto: