Título do projeto: Educação ambiental para a gestão e governança das águas da microbacia hidrográfica do rio do Meudon – Teresópolis/RJ


O presente estudo tem como objetivo apresentar as vulnerabilidades e potencialidades da Microbacia do Rio Meudon – Teresópolis – RJ associada aos processos de urbanização e uso do solo e propor ações em Educação Ambiental através da conscientização voltada para a conservação e proteção do cinturão verde representadas pelas áreas protegidas e de preservação permanentes junto à comunidade discente local e assim garantir e fomentar a inclusão e a participação da comunidade em tomadas de decisão no âmbito da Gestão e Governança das Águas.

 – Levantamento de dados primários e secundários voltados para identificar as potencialidades e vulnerabilidades ambientais da  MBH do Rio Meudon;

 – Levantamento das ações programáticas em Educação Ambiental desenvolvidas pelas instituições que atuam nesta MBH e que resultará no cenário atual da sua governança das águas;

 – Realizar em campo um levantamento de dados sobre a qualidade da águas em determinados pontos do rio principal;

 – Apresentar os dados obtidos para o corpo discente;

 – Estruturar uma dinâmica para educação ambiental na escola Lion Clube através do mapa falado;

 – Elaborar e confrontar os resultados do mapa falado com os dados obtidos em campo;

 – Categorizar e hierarquizar os riscos e impactos ambientais observados pelos alunos.

Na primeira etapa deste estudo serão realizados levantamentos bibliográficos em artigos, dissertações, teses e programas SIG para compor um cenário atual das vulnerabilidades e potencialidades da MBH do Meudon, assim como das ações programáticas em Educação Ambiental desenvolvidas pelas instituições que atuam nesta MBH e que resultará no cenário atual da sua gestão e governança das águas. 
Este cenário servirá como base e apresentado aos alunos a problemática existente e propor uma gestão descentralizada, participativa e integrada, através da indagação: “Que rio nós queremos?”. A proposta realiza-se com os 15 monitores. Onde são estimulados a transformarem-se em multiplicadores do conhecimento obtido e disseminarem para todos os discentes. 
Os resultados desta avaliação da percepção dos riscos e impactos ambientais através da construção de um mapa falado irá permitir a sua categorização e priorização. Pretende-se com esta proposta proposição de futuras ações em educação ambiental na escola a partir dos resultados encontrados e a inclusão cidadã da escola na gestão e governança das águas.