Um espaço para além do muro da escola - São João Del Rei/MG - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Um espaço para além do muro da escola – São João Del Rei/MG

Uma iniciativa de Universidade Federal de São João del-Rei

Enviado em 10/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Na imagem de satélite, afixada no mural do pátio da escola Estadual Dr. Garcia de Lima, foram registradas 195 intervenções (Foto 1).

A maioria dos lugares indicados como não gostam e querem transformar refere-se aos componentes espaciais: curso d’água poluído, encosta desmatada e erodida, ruas periféricas e mal iluminadas, áreas de inundação, entre outros indefinidos (Foto 2). Além desses aspectos, foram identificados também a localização da “minha casa”, lugar que me divirto, lugares que tenho medo, entre outros (Fotos 3 e 4).

 O espaço escolar apareceu como lugar que os jovens gostariam de transformar também, embora o foco do trabalho fosse para além do muro escolar.

 Os lugares que gostam compreendem: campo de futebol, campus da universidade, pracinhas e centros comerciais como shopping e a escola.

 Sobre o espaço escolar, as informações foram comunicadas à direção e docentes. Algumas das questões apresentadas no mapeamento participativo, e registradas na caixa de sugestão, passaram a ser consideradas na proposta da nova gestão escolar, iniciada em 2023.

Houve participação ativa dos(as) estudantes. Esse fato reforçar a importância da ação e indica a necessidade de continuidade das atividades e debate sobre os riscos decorrentes do alagamento e inundação na paisagem escolar, suas causas, fatores e condicionantes físico-naturais e sociais. Esses diálogos possibilitam conhecer a percepção dos(as) estudantes sobre o tema, bem como construir novos conhecimentos sobre a interação sociedade-natureza, alterações climáticas, riscos de desastres e os impactos na escala local-global.

Galeria de imagens

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2020
E.E. Sousa Bandeira – Cuiabá/MT
Título da Campanha:   Parem as queimadas! @paremasqueimadas Objetivos:  Mobilizar os talentos individuais e conhecimentos dos estudantes, adquiridos ao longo do primeiro bimestre de 2020, para conscientizar a comunidade escolar e ...
#AprenderParaPrevenir2017
Colégio Estadual Normal de Pintadas – Pintadas/BA
Título do projeto: Feira do Conhecimento Relação com desastres: Seca e percepção de risco É um projeto proposto pelos alunos em parceria com a gestão escolar, que busca a ...
#AprenderParaPrevenir2018
IBICT – Rio de Janeiro/RJ – E. M. Tancredo Neves – Ubatuba/SP
CoAdapta I Litoral     Objetivos: Esta pesquisa objetiva desenvolver contribuições teóricas e empíricas para o desenvolvimento de abordagens e métodos participativos que integrem técnicas de geoprocessamento e Sistemas de ...
#AprenderParaPrevenir2020
Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Santa Cruz do Escalvado/ E.M. José Gomes de Souza – MG
Título da Campanha:  I Gincana Virtual do Conhecimento: Brincar e Prevenir. Objetivos:  1. Contemplar o cotidiano dos integrantes dos CES, neste período de isolamento social, promovendo a prática do conhecimento ...
#AprenderParaPrevenir2017
E E. Dr Carlos Lima Dias – Mococa/SP
Título do projeto: “Prevenção de Desastres Naturais” Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco A atividade realizada foi intitulada de “Prevenção de Desastres Naturais”. Os trabalhos se iniciaram ...
#AprenderParaPrevenir2020
Instituto Federal de Pernambuco – Recife/PE
Título da campanha:  Iconografia dos Desastres Socioambientais. Objetivo:  Refletir sobre os desastres socioambientais que ocorrem no ambiente urbano e rural, considerando a contribuição da geografia na leitura e entendimento do ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando