O Projeto Escolas Seguras, uma iniciativa do Instituto Conservação Costeira (ICC), está transformando a realidade de quatro escolas em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Em visita de acompanhamento do educador da equipe do CEdu, Antonio Guerra, participou da apresentação de atividades que contribuirão com o segundo curso online do Programa Cemaden Educação. Este é um exemplo de como as Jornadas Pedagógicas unem educação e comunidades com Ciência Cidadã para a prevenção de riscos de desastres. 

O projeto é desenvolvido pelo professor Fernando de Almeida e a equipe do ICC, por meio de uma adaptação das Jornadas Pedagógicas.  O objetivo é empoderar estudantes, professores/as e comunidades para enfrentar os desafios climáticos, construindo um futuro mais seguro. Com o tema “Monitoramento Participativo de Chuvas”, estudantes de quatro escolas que integram o projeto aprenderam a montar e utilizar pluviômetros para coletar dados sobre precipitação de chuva, um passo para a prevenção de inundações e outros problemas provocados pelo aumento do volume das chuvas. 

Na Escola Técnica Estadual – ETEC de São Sebastião, classe descentralizada Verdescola, em  Vila Sahy, os/as estudantes do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, também prepararam uma exposição de cartazes produzidos nas jornadas do “Pluviômetro” e “A Terra Desliza”, tratando de temas como diferenciar enchente, inundação e alagamento; e montagens como um simulador de lençol freático, camadas do solo, dentre outros. Importante destacar a fala da coordenadora da ETEC, Luciane Leal, sobre o trabalho desenvolvido pelos/as estudantes: “O conhecimento salva vidas!”.

Vale lembrar que a região, na cidade de São Sebastião, é a mesma em que ocorreu, em 2023,  um desastre semelhante ao do Rio Grande do Sul. 

Estudantes e professores/as como protagonistas

As gravações foram realizadas pela  Kukka EdTech – uma startup que cria trilhas digitais de aprendizagem para os segmentos educacional e corporativo, responsável pelo desenvolvimento dos cursos online que serão lançados em breve pelo CEdu. O objetivo foi coletar imagens para produzir conteúdo digital demonstrando o engajamento de todos/as em reduzir as vulnerabilidades das pessoas e comunidades naquele território.

Escola Técnica Estadual – ETEC de São Sebastião-SP

Para o Programa, trata-se de consolidar uma missão: a de que cada escola e comunidade tornem-se um Cemaden micro local para desenvolver a cultura da percepção e prevenção de desastres socioambientais, inspirando cada vez mais iniciativas com base na Ciência Cidadã e participativa.

Uma ação, de autonomia e resiliência, na construção de um presente e de um futuro mais seguro, sustentável e com justiça climática.

Escola Municipal Henrique Tavares, na Barra de Sahy