Com o objetivo de levar às comunidades e escolas as informações práticas e  formas de trabalhar a temática de deslizamentos de solo, foi lançado o e-book “Cadernos de Ciência Cidadã nas Escolas”, resultado do projeto “Prevenção de deslizamentos se aprende na escola: ciência cidadã em redução de riscos de desastres”, coordenado pelo pesquisador e geólogo Márcio Roberto Magalhães de Andrade, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Baseada no desenvolvimento de atividades sobre a temática de deslizamentos de terra, o objetivo principal do projeto foi a construção de uma estratégia de percepção e prevenção de risco com base no ensino de ciências, tecnologia e inovação.

Durante o desenvolvimento do projeto, um sistema de monitoramento para a prevenção ao risco de deslizamento de terra foi desenvolvido conjuntamente com a Escola Estadual Prof. Maria Helena Duarte Caetano, no município de Cubatão, SP, e com a Escola Estadual Dep. Emílio Justo, no município de Santos, SP, contando com participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Campus Baixada Santista e das Defesas Civis Municipais de Cubatão e de Santos, e em especial com a equipe do Cemaden Educação. Ambas as escolas participantes do projeto estão inseridas em áreas de risco de deslizamento de terra e possuem – instalados em suas dependências – equipamentos de coleta de dados para monitoramento de situações que acarretem riscos de deslizamentos.

“O e-book foi pensado de forma a trazer possibilidades práticas de desenvolvimento de temas geradores da organização coletiva em escolas, voltadas para a qualidade de vida da comunidade”, afirma o pesquisador do Cemaden, Márcio Andrade e enfatiza: “Nosso foco é a mitigação dos efeitos de chuvas extremas e deslizamentos que ameaçam habitações e a circulação de pessoas nos seus bairros”.

A publicação do e-book foi organizado dentro do projeto “Prevenção de deslizamentos se aprende na escola: ciência cidadã em redução de riscos de desastres”, realizado pelo Cemaden, por meio de recursos provenientes da Chamada MCTIC/CNPq no 05/2019 – Programa Ciência na Escola (Linha 2 – Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências). O projeto foi desenvolvido em conjunto com a equipe do Cemaden Educação, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista, com as Defesas Civis Municipais de Cubatão e Santos e com a Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, que possibilitou a participação no projeto da Escola Estadual Professora Maria Helena Duarte Caetano, de Cubatão, e da Escola Estadual Deputado Emílio Justo, de Santos.

E-book Cadernos de Ciência Cidadã nas Escolas

Com uma linguagem acessível, ilustrações, fotos e citações poéticas que se relacionam com o ambiente e o clima, o e-book traz informações científicas para o conhecimento do risco, condições específicas que podem configurar uma situação de risco; conhecimento do local e histórico de ocorrências de desastres registrados na região; identificação de vulnerabilidades que possam potencializar riscos; além dos fatores de proteção e capacidades de mobilização comunitária para mitigação de riscos.

O e-book está disponível no site do Cemaden, com acesso pelo link:

https://www.gov.br/cemaden/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas-1/projeto-prevencao-de-deslizamentos-se-aprende-na-escola

Fonte: Ascom/Cemaden (texto adaptado)