O projeto de mapeamento dialógico-participativo em três comunidades brasileiras, teve como base o projeto Dados à Prova D´Água que desenvolveu, implantou e avaliou um aplicativo móvel e uma intervenção baseada na comunidade para aumentar a resiliência às inundações em várias cidades do Brasil. A produção dos Manuais – ‘Mapeando a comunidade’ e ‘Aplicação do mapeamento dialógico-participativo‘ também teve apoio da CAI ESRC da Universidade de Warwick (ES/T502054/1) através do projeto ‘ Acelerando o impacto de dados gerados pelo cidadão para melhorar o monitoramento e gerenciamento de inundações catastróficas’.

O projeto enfatizou a necessidade de desenvolver uma abordagem sistematizada de ciência cidadã para melhorar o aprendizado social e a compreensão territorial em diferentes comunidades brasileiras, no que diz respeito a inundações e outros desastres socioambientais. No contexto desse projeto, foi desenvolvida uma metodologia de ‘mapeamento participativo dialógico’ – uma abordagem sistematizada inovadora para envolver os cidadãos e capturar percepções de risco do ponto de vista da comunidade local, fortalecendo a consciência situacional e aumentando a resiliência da comunidade por meio da produção de informações geoespaciais. O objetivo final é a produção de uma representação cartográfica de temas existentes e emergentes de interesse dentro das comunidades em relação às ameaças e desafios percebidos.

O trabalho foi realizado em estreita parceria com o Cemaden, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres no Brasil/MCTI. Baseia-se nos resultados da colaboração bem-sucedida do “Waterproofing Data” (parte do programa “Transformations to Sustainability” do Belmont Forum/Norface), no qual os parceiros desenvolveram e testaram uma metodologia para envolver escolas, comunidades vulneráveis e governos locais na produção e circulação de dados relacionados às inundações para melhorar a resiliência.

Objetivos de pesquisa

  1. Implementação de um mapeamento rigoroso e sistematizado das áreas de estudo existentes do projeto não mapeadas ou parcialmente mapeadas;
  2. Implementação piloto da estrutura e métodos de mapeamento participativo dialógico desenvolvido em três comunidades brasileiras;
  3. Produção de um material de divulgação como vídeos e manuais sobre nossas experiências e métodos na implementação da metodologia do mapeamento participativo dialógico.

Temos o prazer de anunciar que o projeto ‘ Dados à Prova d´Água ‘ , parceiro do Cemaden Educação, foi pré-selecionado para o Prémio Times Higher Education (THE) 2022 na categoria de ‘ Projeto de Investigação do Ano: Artes, Humanidades e Ciências Sociais ‘.

Texto traduzido e adaptado de: https://publishing.warwick.ac.uk/index.php/uwp/catalog/book/25

Os manuais também estão disponíveis em:  http://educacao.cemaden.gov.br/site/mediaLibrary/OTUwMDAwMDAwMTA5