Sobre nós - Cemaden Educação

Sobre nós

Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres

É um Programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instituição de pesquisa vinculada ao Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações (MCTI) (Portaria N°. 144/2019/SEI-CEMADEN, 02/12/2019). O Cemaden Educação atua desde 2014 junto às comunidades escolares e em parceria com diversas instituições.

O Cemaden Educação tem o objetivo de contribuir para a geração de uma cultura da percepção e prevenção de riscos de desastres. Busca colaborar com a construção de sociedades sustentáveis e resilientes, por meio da promoção e difusão científica, e no desenvolvimento de estratégias educacionais de pesquisa-ação, comunicação e mobilização para a gestão de risco e redução de vulnerabilidades a desastres. 

Cada escola participante pode se tornar um CEMADEN Microlocal, espaço para realizar pesquisas, monitorar o tempo e o clima, compartilhar conhecimentos, entender e emitir alertas de desastres. Além de fazer a gestão participativa de intervenções com suas comunidades.

Utiliza de forma criativa as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em três eixos complementares:

  • Ciência cidadã, pesquisa, coleta de dados e de conhecimentos, disponibilização de resultados em rede;
  • Compartilhamento de informações, por meio de um sistema colaborativo entre as escolas participantes e demais atores sociais via site e aplicativo de celular – Dados à Prova D´Água;
  • Com-VidAção – Comissão de Prevenção de Desastres e Proteção da Vida, envolvendo escola, comunidade, defesa civil entre outros atores sociais para a gestão participativa de intervenções na comunidade para a mitigação aos riscos e adaptação às mudanças climáticas.

No desenvolvimento dessa tecnologia social, o Cemaden Educação, promove a educação e ciência para a redução de riscos de desastres em comunidades escolares vulneráveis. E nossa rede integra escolas, defesas civis, grupos de pesquisas, ONGs etc. interessados na sustentabilidade e resiliência em seus territórios. Junte-se a nós!

Prêmios

  • 2017 – O Programa foi reconhecido como uma prática inspiradora pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – UNFCCC (Artigo 6º da Convenção), que destaca a necessidade de desenvolver programas educacionais e de participação pública para lidar com as mudanças climáticas e a prevenção de desastres. 
  • 2018 – recebeu o prêmio internacional da AGU Advancing Earth and Space Science.Celebrating Impact Prize, categoria Outstanding Societal Impact – Economic and Social Research Council (ESRC)
  • 2023 – Projeto ‘Waterproofing Data’ – Dados à Prova d’Água recebeu o prêmio do Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (sigla em inglês, ESRC), na categoria ‘Grande Impacto Social’, pelo – como o vencedor da categoria ‘Grande Impacto Social’.

10 anos de CEdu

Em 2024 o Programa Cemaden Educação completa 10 anos com a missão de construir conhecimentos com base na ciência e na educação ambiental, em interação com a sociedade. Completamos uma década de realizações inovadoras, aprendizagens e impactos positivos em colaboração com educadores(as), pesquisadores(as), estudantes, comunidades e instituições; parcerias que constituem os pilares dessa trajetória. 

A educação tem potência para revolucionar, radicalizar e mudar o sistema, não o clima. A Educação Ambiental + Educação em Redução de Riscos de Desastres + Educação Ambiental Climática juntas são transformadoras, podem gerar capacidade adaptativa e serem criadoras de comunidades sustentáveis e resilientes – com Justiça Climática e Bem Viver. Rachel Trajber

Alguns dos nossos números ao longo dessa trajetória:

  • +300 palestras | +200 oficinas | +30webinários em ERRD
  • +10.00 pessoas formadas
  • +800 escolas e comunidades | + 460 ações na Rede Cemaden Educação
  • + 350 materiais disponíveis em nossa midiateca
  • Sete Jornadas pedagógicas com atividades em ERRD
  • Sete edições da Campanha #AprenderParaPrevenir: 735 ações inscritas | 226 instituições participantes
  • 2 aplicativos em ciência-cidadã
  • 4 jogos em ERRD desenvolvidos por parcerias
  • Projetos: 7 institucionais | 12 em parcerias nacionais | 3 em parcerias internacionais
  • 23 pesquisadores/as bolsistas já passaram pelo programa

Equipe

Créditos:

  • Carlos Nobre – Idealizador
  • Regina Célia dos Santos Alvalá – Supervisora Geral
  • Rachel Trajber – Coordenação do Programa Cemaden Educação
  • Osvaldo Luz Leal de Moraes – Diretor

Equipe atual:

  • Aloísio Lelis de Paula
  • Antonio Fernando Silveira Guerra
  • Carolina Franco Esteves
  • Demerval Gonçalvez
  • Felipe Augusto Santos
  • Heloisa Tavares de Mattos Martins
  • Jeniffer de Souza Faria
  • Priscilla Françoso
  • Rachel Trajber 

Já passaram por aqui:
Débora Olivato, Rafael Damasceno Pereira, Patrícia Mie Matsuo, Andrea Eliza de Oliveira Luz, Ana Gabriela Araujo,Carla Gracioto Panzeri, Claudinei de Camargo, Carolina Tosseto, Janaina Rezende Andrade, Juliana Anochi, Maria Francisca Azevedo Velloso, Marlon da Silva, Rafael Gomes da Cruz

Colaboradores internos:
O Programa Cemaden Educação trabalha em colaboração com todas as áreas do Cemaden (pesquisadores, analistas, operadores, técnicos e terceirizados). O Cemaden Educação participa do Programa Institucional de Pesquisa e Operação, junto ao grupo do Cemaden na Sociedade formado pelos(as)pesquisadores: Victor Marchezini, Silvia Saito, Luciana Lounde e as analistas: Marisa Mascarenhas e Selma Flores.

Colaboradores Externos:

Diversas instituições nacionais e internacionais, órgãos governamentais, ONGs, universidades, defesas civis, além de pesquisadores, educadores, e demais profissionais que colaboram com os projetos, ações, atividades do Cemaden Educação.

Agradecimentos

Agradecemos a todos/as que apoiam as realizações do Cemaden Educação.

Projeto Atual

Com-ciência participativa para a redução das vulnerabilidades, proteção e prevenção de riscos e de desastres no Brasil: ampliação do Programa CEMADEN/MCTI Educação

Coordenação: Dra Rachel Trajber

Objetivo geral:

Ampliar a abrangência do Programa Cemaden Educação, aprofundando as tecnologias socioeducacionais participativas e mobilizadoras na promoção e difusão científica, contribuindo para uma cultura de prevenção de riscos de desastres na construção de escolas e comunidades sustentáveis e resilientes.

Objetivos específicos:

– Produzir conhecimentos e processos formativos sobre prevenção de riscos de desastres socioambientais nas comunidades escolares, por meio da iniciação científica, ciência cidadã, educomunicação, pesquisa-ação e autogestão com o uso de tecnologias da informação (SIG, sistema colaborativo, aplicativo);

– Contribuir para a rede observacional do Cemaden/MCTI com a inclusão de dados de pesquisas e metodologias participativas na promoção de sistemas de alerta centrados nas pessoas;

– Desenvolver softwares, aplicativos, dispositivos, sensores e sítio eletrônico com disponibilização de materiais paradidáticos que engajem integrantes das comunidades escolares /estudantes em aprender a aprender (coleta e análise de dados);

– Realizar ações de mobilização, difusão e comunicação em educação para a redução dos riscos de desastres – ERRD, em colaboração com parcerias estratégicas, a exemplo de campanhas educacionais para redução de riscos de desastres (RRD) envolvendo diferentes públicos;

– Ampliar, manter e dar continuidade a projetos de pesquisa-ação nacionais e internacionais que potencializam e reverberam o Cemaden Educação;

– Promover ações de articulação comunitária com diferentes atores sociais em parcerias estratégicas intersetoriais, envolvendo a população de territórios socioambientalmente vulneráveis, visando à proteção fundamentada em conhecimentos científicos e saberes locais.

Financiamento

Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/CnPq

Parceria

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI

Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ