1. Apresentação da Jornada e descrição das atividades

Com-VidAção – Comissão de Prevenção de Desastres e Proteção da Vida – é um grupo de pessoas motivado em pesquisar e mitigar os riscos socioambientais do LUGAR onde vivem, por meio de ações de pesquisa e intervenção.

O conceito de Com-VidAção é derivado da Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – ver anexos -), inspirada em alguns princípios idealizados por Paulo Freire para os Círculos de Aprendizagem e Cultura: “Deveria existir em cada quarteirão de uma cidade […] espaços e tempos horizontais onde: todos têm a palavra, todos leem e escrevem o mundo. É um espaço de trabalho, pesquisa, exposição de práticas, dinâmicas, vivências que possibilitam a construção coletiva do conhecimento” (FREIRE, 1999).

A escola tem um papel importante na formação da Com-VidAção, por ser um espaço de ensino-aprendizagem que reúne pessoas de diversas faixas etárias de uma ou mais comunidades.

2. Princípios da Com-VidAção:

– jovem educa jovem

– aprendizagem entre pares

– uma geração aprende com a outra.

– lideradas por jovens estudantes

– maturidade para ajudar na prevenção de risco, durante, e pós-desastres

– formação de turmas com convidados da comunidades escolas e parceiros externos (órgãos públicos principalmente a Defesa Civil Municipal, instituições privadas, demais interessados).

“ Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida”Hebert de Souza, o Betinho.

Conheça algumas sugestões de atividades para formar a Com-VidAção da sua comunidade escolar.