Com o objetivo de debater sobre programas voltados para a infância e juventude, formação docente e elaboração de materiais didáticos sobre a política ambiental, entre outros, foi realizada, em Brasília, a 25ª Reunião do Comitê Assessor do Órgão Gestor de Política Nacional de Educação Ambiental (OG-PNEA), com o tema “A educação ambiental na reconstrução do Brasil”.

As pesquisadoras Rachel Trajber e Débora Olivato, do Programa Cemaden Educação, foram convidadas a compor o Comitê Assessor, representando o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)- participando da posse como titular e suplente, respectivamente, no último dia 31 de outubro, em Brasília.

O Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (OG/PNEA) foi recriado e reinstituído pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima(MMA) e o da Educação (MEC), no dia anterior (30 de outubro).

Na ocasião da abertura da 25ª Reunião do Comitê Assessor do OG/PNEA , representando o ministro Camilo Santana, a Secretária Executiva do MEC, Professora Izolda Cela, afirmou que “a palavra tem força, mas o exemplo arrasta. Por isso, precisamos aproveitar o ambiente em que estão crianças e jovens, as novas gerações, para dar aos estudantes a oportunidade de enxergar perspectivas de um desenvolvimento mais sustentável, um desenvolvimento que não marginaliza pessoas e grupos”.

A Ministra Marina Silva (MMA) citou casos recentes de seca extrema e de enchentes e enfatizou a importância da educação ambiental no combate à mudança do clima, enfatizando:  “A juventude tem papel a desempenhar neste momento de transformação”. Marina ponderou que “se quisermos alcançar um futuro que tenha inclusão produtiva, que não tenha desigualdades sociais, que não tenha racismo, machismo, que não tenha as formas perversas de discriminação de pessoas, temos que apostar muito nas diferentes formas de educar”.

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Neste ano, as duas pastas – Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a de Educação(MEC) –  atuarão em conjunto com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a realização da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Desde sua criação, em 2003, a conferência já envolveu mais de 20 milhões de pessoas. As etapas municipais e estaduais da conferência nacional devem começar no primeiro semestre de 2024.

Participantes da reunião e Comitê Assessor

Na Reunião do Comitê Assessor do órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (OG/PNEA) também participaram: a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo; a coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do MEC, Rita Silvana; e o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino. 

Os integrantes do Comitê Assessor empossados são representantes das seguintes instituições: Comissões Interinstitucionais Estaduais de Educação Ambiental, Confederação Nacional do Comércio, União Geral dos Trabalhadores, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Conselho Nacional de Meio Ambiente, Conselho Nacional de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Associação Brasileira de Imprensa, Associação de Entidades Estaduais de Meio Ambiente e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

Fonte: Ascom/Cemaden com informações da Ascom/MMA

25ª Reunião do Comitê Assessor do Órgão Gestor de Política Nacional de Educação Ambiental (OG-PNEA)
Participantes da 25a. reunião do CA OG PNEA
Rachel Trajber, coordenadora do Cemaden Educação, entrega material educativo durante a Reunião do Comitê Assessor
Coordenadora do Cemaden Educação com a ministra do MMA, Marina Silva, e integrantes da reunião em Brasília.
Rachel Trajber e Débora Olivato entregando o Kit do Cemaden Educação aos participantes da 25a. reunião