Defesa Civil – EMEB Bom Pastor – Tubarão/SC
Enviado em 13/09/2018
Projeto Proteção e Defesa Civil nas Escolas: A Educação Ambiental na Prevenção dos Desastres Naturais
OBJETIVO GERAL:
• Estimular à mudança de cultura no enfrentamento de desastres junto às Escolas Municipais e Estaduais de Tubarão/SC.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Apresentar a proposta do programa ao Gestor-Coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e demais Gestores da Prefeitura Municipal para a disseminação destes conhecimentos junto às Escolas Municipais e Estaduais.
• Ações a serem propostas no Projeto;
• Aulas, Palestras, Oficinas e Visitas de Campo com Professores e Alunos;
• Encerramento do Projeto no ano de 2018.
PÚBLICO ALVO: O Projeto destina-se diretamente à Rede Pública Municipal e Estadual de Educação.
META: O projeto visa envolver 100% dos alunos de 4° e 5° ano de quatro escolas da Rede Municipal e duas da Rede Estadual de Tubarão/SC até dezembro de 2018.
Na Escola de Ensino Fundamental Professor Fernando Valter as atividades serão desenvolvidas com os alunos do 9º ano, com faixa etária de aproximadamente 12 à 14 anos.
projeto constitui-se em ação de cunho socioeducativo, que contará como ferramenta: aulas, palestras, oficinas de trabalho e visitas de campo visando criar uma base de conhecimento, princípios, percepção e experiências sobre Proteção e Defesa Civil e Educação Ambiental nos alunos das escolas municipais e estaduais onde estão inseridas.
principal resultado é que os conteúdos de Proteção e Defesa Civil sejam trabalhados, oportunizando a sensibilização e percepção dos riscos de desastres naturais, bem como estimule a participação ativa dos alunos, para que atuem como protagonistas das atividades propostas no desenvolvimento do projeto.
ste Projeto foi implantado nas escolas no ano de 2015 com intenção de ser contínuo e desde então vem formando multiplicadores e aproximando a comunidade tanto da Defesa Civil, quanto das escolas. Portanto, para o ano de 2019 pretende-se dar continuidade ao projeto e abranger ainda mais pessoas.