Título do projeto/ação: Formação de agentes multiplicadores de ações ambientais

Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco

Número total de alunos envolvidos: 36 diretamente; 350 indiretamente.

Anos/séries envolvidas: 1a, 2a e 3a séries do Ensino Médio.

Objetivos: Formar uma rede de atores e multiplicadores que farão estudos locais em bacias hidrográficas, analisando seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, a fim de classificá-las em áreas de risco e desenvolver ações de melhorias junto a comunidade local e escolar. Mapear as bacias estudadas dos bairros atendidos pela escola, em sua maioria na zona leste de São José dos Campos.

Atividades previstas dentro e fora da escola:
– Caracterização socioeconômica e ambiental do entorno do corpo d’ água;
– Análise físico-química da água;
– Percepção dos moradores;
– Levantamento de área de risco;
– Construção de pluviômetro para análise de dados;
– Estudo de caso com o Córrego Cambuí, servindo de preparação para análise de outros córregos selecionados pelos alunos.
– Construção de maquetes de bacias hidrográficas;
– Mapeamento das bacias estudadas pelos alunos;
– Estudo de legislação;
– Relação das bacias estudadas com o rio Paraíba do Sul;
– Levantamento de ações de melhoria nas bacias estudadas.

 

 

 

Principais resultados esperados do projeto/ação:
– Mapeamento das áreas de risco ou problemas ambientais dos lugres em que os alunos moram, já que a escola atende cerca de 70 bairros;
– Conscientizar os alunos sobre ações de preservação da quantidade e qualidade da água;
– Formar atores de ações preventivas de riscos ambientais.
– Coleta de dados do índice de chuva da Bacia do Rio Cambuí, da qual a escola faz parte, a fim de prever riscos de inundações.

Parcerias e envolvimento da comunidade:
– Cemaden
– CBH-PS (Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul)
– Prefeitura Municipal de São José dos Campos
– UNESP