Projeto: O papel da Geografia na construção da percepção de risco a desastres naturais – Rio de Janeiro/RJ
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 6
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 2
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A cada ano se aumenta o número de pessoas em situação de risco a desastres naturais, sendo que o meio urbano vem se tornando palco de uma sinergia de riscos cada vez maior. Neste contexto nunca foi tão importante ensinar conteúdos relativos a prevenção e a mitigação de desastres nas escolas. Portanto, os futuros docentes necessitam de suporte e orientação quanto as formas de abordagem desse tema em sala de aula, visando garantir a transmissão desse conhecimento aos jovens e permitindo a construção de uma sociedade mais resiliente no futuro.
O desenvolvimento do projeto prodocência ” O papel da Geografia na construção da percepção de risco a desastres naturais” visa contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes. Portanto, o impacto do projeto está vinculado a uma mudança de percepção dos discentes ( da educação básica e da graduação) quanto a importância de se conhecer para prevenir os desastres naturais e para modificar comportamentos que possam colocar os indivíduos em situação de risco e para instruir os mesmos quanto as condutas adequadas durante cenários de risco.
No que se refere aos recursos materiais, o projeto prioriza a elaboração e o uso de ferramentas digitais , a exemplo de cartilhas online, livros e artigos para download e entre outros materiais que possam ser disponibilizados digitalmente. Neste contexto, as ações dos bolsistas do projeto foram fundamentais para a elaboração dos materiais didáticos incluidos na submissão da Campanha Cemaden Educação. Além dos materiais didáticos, foram produzidos artigos e apresentações de trabalho em simpósios da Geografia desde o início do projeto em 2022. Como segunda etapa do projeto , as cartilhas didáticas e os jogos digitais produzidos serão testados em escolas da educação básica parceiras do projeto. Versões acessíveis e em outras línguas também se configuram como uma segunda etapa deste projeto.
A partir das ações do projeto foi possível criar metodologias de ensino- aprendizagem que possibilitassem uma visão integrada das relações entre sociedade e natureza, auxiliando o desenvolvimento da percepção de risco na educação básica através da transmissão de conhecimentos integrados da Geografia escolar.
Galeria de imagens
Foto 1
Cartilhas Didáticas
Foto 2
Apresentação de trabalho Oral no Simpósio de Geografia Física
Foto 3
Apresentação em formato de Banner
Foto 4
Logo do Programa