Disciplina Educação para Redução de Riscos e Desastres Climáticos, MBA Gestão de Riscos em Desastres e Mudanças Climáticas – Recife/PE
Atividade/ação desenvolvida
- Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
- Cartografia Social
- História Oral
- Nossa Escola é Vunerável?
- Descrição
As propostas das Jornadas Pedagógicas foram apropriadas parcialmente pelas propostas educativas elaboradas pelos alunos da Disciplina Educação para Redução de Riscos e Desastres Climáticos, parte do currículo do MBA Gestão de Riscos em Desastres e Mudanças Climáticas da Universidade Católica de Pernambuco (Turma 1 – 2024/2025). Os públicos alvos foram jovens – Projeto Conexão Climática: educaomunicação e ação para o futuro, crianças entre 8 e 12 anos – Projeto Piloto de História Oral Caruaru (PE) e mulheres em comunidades em situação de risco – NUPDEC Mulheres.
Quem participou da iniciativa:
- Agentes de Proteção e Defesa Civil - Quantidade: 4
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 20
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A Disciplina Educação para Redução de Riscos e Desastres Climáticos, parte do currículo do MBA Gestão de Riscos em Desastres e Mudanças Climáticas da Universidade Católica de Pernambuco (Turma 1 – 2024/2025) teve como objetivos; a) contextualizar o papel estratégico e transversal da educação na Redução de Riscos e Desastres (RRD), b) fundamentar a perspectiva participativa e multiatores no contexto da educação para RRD e c) apresentar metodologias e técnicas participativas no contexto da educação para RRD.
A metodologia da disciplina de 30 horas, com aulas síncronas e atividades assíncronas, realizada entre outubro e novembro de 2024, envolveu exposição, debate, estudos de caso, experiências práticas com professores e especialistas convidados e apresentação de trabalhos dos alunos. Entre os convidados estiveram
- Profs. Liza Andrade (UNB) e Ricardo Moretti (UFABC) com as experiências do Laboratório Periférico da Universidade Federal de Brasília e as oficinas participativas para a construção do Plano Comunitário de Redução de Risco e Adaptação Climática, política pública inovadora desenvolvida pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades;
- Prof. Allan Yu da Universidade de São Paulo com projetos nacionais e internacionais de ciência cidadã, trabalhos com comunidades tradicionais e ferramentas de tecnologia na potencialização de processo educativos com populações em situação de risco;
- Profs. Rachel Trabjer, Heloisa Martins, Felipe Santos e Fernando Almeida sobre o Cemaden Educação, as Jornadas pedagógicas e lições aprendidas dos inúmeros projetos realizados.
Além do reperório teórico-metodológico do curso e das experiências trazidas pelos professores convidados, os alunos foram orientados a se debruçarem sobre as Jornadas Pedagógicas para que elaborassem uma proposta de ERRD como trabalho final da disciplina. As Jornadas colaboraram muito para esse exercicío prático dos diversos profissionais participantes das áreas de Defesa Civil, Assistência Social, Jornalismo, Psicologia, Educação, Direito, Economia, atuando no setor público, privado e sociedade civil organizada.
Os três projetos apresentados trouxeram referências de todas as jornadas com especial destaque à cartografia social, da história oral e convida-ação, internalizando práticas participativas, de escuta ativa e coprodução de conhecimento que não se encerram na disciplina mas serão referência para buscar recursos futuros, mobilizar parcerias e orientar ações futuras a serem implementadas pelos participantes em sua área de atuação.
Galeria de imagens
Foto 1
capa do Trabalho de ERRD: Conexão Climática – educomunicação e ação para o futuro
Foto 2
Capa do Trabalho de ERRD: Projeto Piloto de História Oral – Caruaru (PE)
Foto 3
Capa do Trabalho de ERRD: NUPDECs Mulheres