O solo se comporta como uma esponja - São Sebastião/SP - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

O solo se comporta como uma esponja – São Sebastião/SP

Uma iniciativa de Instituto Conservação Costeira (ICC)

Enviado em 18/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • A Terra Desliza
  • Descrição

    Nível 1: Reconhecimento das causas dos desastres, Pesquisa de Ciência: o solo, Pesquisa de Ciência: combinação solo + água, Detetives de sinais: Perigo à vista

    Nível 2:  Pesquisa de Ciência: solo exposto e solo com vegetação

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 60

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O Projeto Escolas Seguras é realizado pelo Instituto Conservação Costeira, em parceria com o CEMADEN Educação. Foi idealizado após a tragédia de fevereiro de 2023, quando ocorreu um dos maiores eventos climáticos do país, que culminou na maior tragédia humanitária e ambiental do município de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

Com a finalidade de educar jovens para a prevenção de riscos de desastres, esse projeto integra a educação climática e ambiental em 4 escolas públicas da Costa Sul de São Sebastião: Escola Municipal Henrique Tavares De Jesus, em Barra do Sahy, Escola Municipal Walkir Vergani, em Boiçucanga, Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, em Juquehy e Escola Técnica Estadual, na Vila Sahy.

No módulo “A Terra Desliza”, os alunos aprenderam a interpretar sinais, elementos, fenômenos e impactos ligados a movimentos de massa para a prevenção de desastres junto com as comunidades escolares

Junto com o 4ª ano do Ensino Fundamental I da Escola Henrique Tavares, o Instituto Conservação Costeira realizou uma Palestra/Roda de Conversa sobre movimento de massa (deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras/blocos/rochas), uma saída de campo (visita área afetada por deslizamento) com o objetivo de mapear e identificar os tipos de deslizamentos e as áreas de risco para, no encontro seguinte, realizar a produção dos materiais.

Na atividade “O solo se comporta como uma esponja”, os alunos foram organizados em grupos e receberam esponjas com diferentes tamanhos de poros. Ao mergulharem as esponjas na água, eles puderam observar como a estrutura da esponja influencia a capacidade de absorção e retenção de água, estabelecendo uma analogia direta com os diferentes tipos de solo e suas características de infiltração e armazenamento de umidade. Essa experiência prática proporcionou uma compreensão mais clara sobre os processos naturais que regulam o ciclo da água no solo.

Galeria de imagens

Foto 1

Alunos em atividade “O solo se comporta como uma esponja”

Foto 2

Saída de campo para as áreas afetadas

Foto 3

Palestra sobre Movimentos de Massa

Arquivos complementares

  • WhatsApp-Video-2024-11-16-at-14.05.28.mp4 19 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
Defesa Civil de Dourados – Universidade Federal de Dourados/MS
Título:  O Curso de geoprocessamento aplicado a Defesa Civil Objetivos:  O projeto teve como objetivo proporcionar com que as Defesas Civis da chamada região da grande Dourados e os demais ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Profª. Celia Guedes – Jacareí/SP
Título:  Pingo D’ água. Objetivos: O projeto tem como objetivo ensinar aos alunos a importância da observação da precipitação, mostrando-os através da alfabetização ecológica como podemos usar a água da chuva e ...
#AprenderParaPrevenir2023
Formação de um Coletivo de alunos jovens do ensino médio técnico voltado para as pautas das Mudanças Climáticas, Eventos Extremos, Racismo Ambiental e Controle Social dos Royalties – Maricá/RJ
#AprenderParaPrevenir2023
Alerta a Sociedade sobre Ações e Prevenções aos desastres – Goiana/PE
#AprenderParaPrevenir2019
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins (ETE-ANL) – Camaragibe/PE
Título:  Mapeamento participativo e percepção de risco por alunos do Ensino Médio inseridos em escolas localizadas em comunidades de risco em Camaragibe (PE): ETE-Alcides do Nascimento Lins. Objetivos:  Avaliar criticamente a ...
#AprenderParaPrevenir2020
E.E. Vicente Leporace – São Paulo/SP
  Título da campanha:  Dados Á Prova D’ Água. Objetivo:  Dados à prova d’água (Waterproofing Data – WPD, em inglês) é um projeto de pesquisa multidisciplinar que discute a governança ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações