XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho – Juventude no Enfrentamento à crise climática – Erechim/RS
Objetivos da iniciativa
Os Fóruns desenvolvidos desde 2012, são amparados nos fundamentos da educação ambiental crítica, priorizando o diálogo e a participação. Consideram os jovens como agentes de mudança, com papel fundamental para o enfrentamento aos grandes desafios do nosso século.
O XIX Fórum teve por objetivo mobilizar os jovens da Região para o pensar e agir coletivo, voltado ao enfrentamento da crise climática. Também buscou contribuir na inserção da temática no currículo escolar por meio da promoção do diálogo, da troca permanente de informações/experiências e da execução de projetos de intervenção, com ênfase na prevenção de desastres climáticos no território (enxurradas, vendavais e estiagens prolongadas)
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Secas prolongadas
- Escorregamento / Deslizamento de terra
- ondas de calor
- vendaval / ciclone
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Médio
- Comunidade escolar
- Universitários
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
O Fórum, constituído como um processo e não apenas um evento, aconteceu em algumas etapas:
1ª Etapa: Pré-Fórum – Foi destinada ao planejamento coletivo e negociado do Fórum: definição de estratégias para a mobilização dos jovens para participação do processo; realização de estudos e investigações sobre a crise climática nas Escola; organização, pelos jovens, de mesas redondas, minicursos e rodas de conversa a serem ministradas no dia do Fórum e a realização de Fóruns Escolares. As atividades desta etapa aconteceram no período de fev. a maio de 2023.
2ª Etapa: Dia do Fórum – Foi um momento que oportunizou a troca de conhecimentos/vivências entre os jovens, por meio da participação em diversas atividades: conferências; mesas redondas (Mudança Climática e Água; Mudança Climática e Biodiversidade; Mudança Climática e Agricultura; Saúde e Mudança Climática; Estratégias de Enfrentamento à crise climática e os desastres associados), minicursos sobre temas associados à questão climática e rodas de conversa (discussão sobre estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e definir objetivos prioritários de intervenção voltados à prevenção e enfrentamento aos desastres climáticos – enxurradas, vendavais, estiagens, entre outros). Também aconteceu uma formação para professores sobre a elaboração de projetos de educação ambiental climática e a divulgação da campanha: Aprender para prevenir – Clima de Desastres: Tempo de Agir.
O Fórum foi realizado no dia 6 de jun. e envolveu 1.285 lideranças de jovens, professores e da comunidade.
3ª Etapa: Pós-Fórum: Os jovens foram mobilizados à elaboração e implementação de projetos e ações transformadoras, para fazer face aos desafios identificados, com a intenção de transformar a realidade – mitigação e adaptação às mudanças climáticas no território; prevenção e enfrentamento à desastres naturais maximizados pela ação humana.
Para apoiar a elaboração dos projetos foram oportunizados momentos de formação aos jovens e seus professores. Uma das formações foi ministrada por membros da equipe CEMADEN Educação, sendo esta extendida também à outras regiões do RS. Também houve o apoio financeiro para a realização de 10 projetos, selecionados por meio de uma chamada pública.
Essa etapa iniciou em jun. e a implementação dos projetos deverá ser concluída no final do ano letivo (dez. 2023).
Principais resultados alcançados
A XIX edição do Fórum, envolveu 33 municípios da Região do Alto Uruguai Gaúcho e 44 escolas de Ensino Médio, abrangendo mais de 5.000 jovens-adolescentes. O processo também envolveu jovens universitários, comunidades das Escolas de Educação Básica, lideranças comunitárias e de entidades.
O Projeto contribui para o protagonismo juvenil diante das questões associadas à crise climática. Mobilizou os jovens para pensar e agir – conhecer os problemas existentes no território, investigar sobre esses temas e desenvolver projetos de intervenção, com a intenção de contribuir na construção de territórios sustentáveis e a prevenir e enfrentar desastres climáticos – estiagens, vendavais, enxurradas, entre outros.
Também colaborou na inserção da temática no currículo das escolas, em nível regional, por meio da formação de professores que aconteceu nas estapas do Pré-Fórum, Dia do Fórum e Pós-Fórum. Foi um processo educativo em que os jovens adolescentes (ensino médio), jovens-jovens (universitários) e os adultos envolvidos (professores da educação básica, professores universitários, lideranças comunitárias e regionais) estiveram atuando como educadores e ao mesmos tempo sendo educados pelos outros, com o desafio de conduzirem as atividades de educação ambiental nas escolas e nas comunidades.
A elaboração e o desenvolvimento de projetos voltados à mitigação e adaptação climática, no contexto escolar, estimulou a ação coletiva, a participação das pessoas, grupos e comunidades nos processos de planejamento e de tomada de decisões, na busca de alternativas e de melhorias no ambiente local. Alguns projetos incluiram a comunidade nas ações de Educação Ambiental Climática desenvolvidas pelas escolas e valorizaram a presença da escola na solução dos problemas da comunidade, resultando daí um compromisso de ambos os lados, da escola e da sociedade, na solução de problemas relacionados à crise climática. Isso representou um importante aprendizado de cidadania.
Ao longo dos anos, os Fóruns de Meio Ambiente da Juventude têm contribuído com a formação de cidadãos capazes de fazerem escolhas, com autonomia, e para assumirem a importância imediata e futura de suas decisões, com a responsabilidade que se espera dos jovens. Ele privilegiam os jovens como protagonistas, mas sempre incentivaram a parceria entre as diversas gerações.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
O Fórum foi liderado pelo Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em parceria com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Erechim (COMPAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Erechim e entidades que congregam o Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho. Contou com o apoio de inúmeras entidades da Região: Universidades, ONGs, Sindicatos, órgãos de governo e empresas.
Galeria de imagens
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/WhatsApp-Image-2023-11-22-at-18.08.31-3.jpeg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/IMG_7005-4.jpg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/Mesa-redonda-Mudanca-Climatica-e-Saude-4.jpeg)