A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, realizada entre os dias 7 e 13 de julho, em Belém-PA, se consolidou como mais um marco na discussão sobre o futuro da ciência e da tecnologia no Brasil. Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo”, o evento reforçou a importância de um novo pacto com a natureza. Nesse contexto, o Programa Cemaden Educação–CEdu teve um papel de destaque, apresentando suas mais recentes iniciativas para promover a Educação em Redução de Riscos de Desastres e a Educação Ambiental Climática.

Em um espaço dedicado, o Cemaden e Programa Cemaden Educação expuseram diversos materiais educativos, como jogos, HQ, livros publicados e um pluviômetro automático. O público demonstrou grande interesse pelas atividades, evidenciando a importância de iniciativas como essas para conscientizar a população sobre os riscos e as medidas de proteção das comunidades.

Durante a palestra “Com-Ciência de Riscos: Saber que Transforma”, as pesquisadoras Heloisa Martins e Priscilla Françoso destacaram o papel fundamental da educação na construção de uma sociedade mais resiliente. Aproveitando a oportunidade, anunciaram também a oitava edição da Campanha #AprenderParaPrevenir, que será lançada ainda neste mês de agosto e terá inscrições abertas para as comunidades escolares, Defesas Civis, coletivos, instituições de ensino superior e movimentos sociais de 1 a 31 de outubro.

A escolha de Belém como sede da SBPC, neste ano, é providencial. Segundo Heloísa, “foi uma oportunidade de rediscutir o desenvolvimento sustentável do País, com ênfase especial na Amazônia, antecipando as discussões científicas que serão centrais na COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém”. Para Priscilla, foi muito interessante receber tantos/as interessados/as no estande do Cemaden e do Cemaden Educação e importante compartilhar maneiras de aplicar as Jornadas Pedagógicas para consolidar a campanha deste ano. 

Ao longo de uma semana, a SBPC ofereceu uma imersão em cultura, ciência e debates fundamentais sobre o futuro do planeta. A participação do CEdu nesse evento reafirma o compromisso do programa em promover a educação científica junto a Ciência Cidadã e contribuir para a construção de um país mais seguro para todos/as.