Novembro foi um mês repleto de eventos importantes para a equipe de pesquisadores/as do Programa Cemaden Educação! Em plena organização da 8ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir, a equipe ainda viajou para diferentes lugares do País para dialogar com públicos distintos sobre o assunto que a gente mais fala por aqui: Educação em Redução de Riscos de Desastres! 

Pesquisa Educom & Clima

No dia 8, Felipe Santos integrou a reunião de trabalho do projeto Educom & Clima, na Escola de Comunicação e Artes da USP. A partir de acordo de cooperação entre o Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima-MMA, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo- SME/SP, o Movimento Escolas pelo Clima, a Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental-ANPPEA e o Programa Cemaden Educação, o projeto vai abordar a emergência climática na educação básica a partir da criação coletiva de metodologia em Educomunicação. 


No encontro, foram apresentados resultados preliminares da pesquisa e as possibilidades de contribuição de cada parceria. O projeto segue avançando e aterra, de fato, a partir de 2025, quando se dá início aos processos formativos com professores e professoras da rede pública municipal de São Paulo.


Conselho Consultivo para a Educação Democrática (CCED)

No dia 9, aconteceu o 3º Encontro Nacional de Educação Cidadã (ENEC), organizado pela Rede Nacional de Educação Cidadã e realizado na FGV-EAESP. Representado, mais uma vez, por Felipe Santos, o Programa Cemaden Educação marcou presença na reunião do Conselho Consultivo para a Educação Democrática (CCED) em seu eixo socioambiental, junto a outros/as agentes da educação ambiental. 

Conduzida por Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a reunião teve por objetivo levantar demandas do campo da educação ambiental, dialogar, propor ações e temas para a 3ª Jornada de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global rumo à COP 30, que ocorrerá em 2025 na cidade de Belém/PA.

G20 Social: Fortalecendo a Educação em Redução de Riscos

O Fórum de Cooperação Internacional, chamado de G20, ou “Grupo dos Vinte”, neste ano, presidido pelo Brasil, aconteceu no Rio de Janeiro, com a presença de 55 delegações do mundo todo, incluindo países convidados e organismos internacionais. Durante o evento, foi realizado também o G20 Social, que reuniu especialistas e líderes de organizações dedicadas a promover a educação, inclusão social e resiliência frente a desastres socioambientais. Entre as atividades autogestionadas do encontro, a programação com o Programa Cemaden Educação!

Segundo Heloísa Martins, pesquisadora do Programa Cemaden Educação que esteve presente no encontro entre os dias 14 e 15 de novembro: “a iniciativa é uma proposta inédita do governo brasileiro durante sua presidência do G20. O objetivo principal foi ampliar a participação da sociedade civil nas discussões e decisões do grupo que, tradicionalmente, são dominadas por governos e especialistas”. Heloísa comenta que o evento ofereceu muitos espaços para o intercâmbio de experiências, discussão de políticas públicas inovadoras e a implementação de soluções sustentáveis.

E no dia 14, o CEdu teve destaque a partir da apresentação de suas atividades, com ênfase na educação ambiental climática e na educação em redução de riscos de desastres (ERRD), além de colocar em debate o uso de “Jogos Sérios na Educação Para Redução de Riscos e Desastres”. Segundo Heloísa, uma das responsáveis pela dinâmica no encontro, tratam-se de jogos que vão muito além do entretenimento e que usam a interatividade e a imersão – características comuns dos jogos – para alcançar objetivos específicos. 

A participação do Programa Cemaden Educação no G20 Social – evento tão abrangente e que possui influência em todo o País – reafirmou o compromisso em mobilizar a sociedade brasileira para a reflexão e ação diante dos desastres socioambientais. 

Esses foram só alguns dos eventos dos quais a equipe do Programa Cemaden Educação participou!

E tem mais…

A coordenadora do Programa Cemaden Educação, Rachel Trajber, também passou o penúltimo mês do ano participando de diferentes eventos em que o assunto era Educação Ambiental Climática e Educação em Redução de Riscos de Desastres. 

No dia 6 de novembro, Rachel participou do IV Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres e II Fórum Internacional de Universidades Parceiras na Prevenção de Riscos e Desastres, compondo a mesa “Mudanças, Emergências, Resistência e Educação em tempos de adaptação climática”, junto David Estevens, ex-membro do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Risco de Desastres (UNDRR), Maria José Galeno de Souza Oliveira (UNESP) e Patrícia Sottoriva – Presidente Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental – IBEDS. Além do debate, Rachel também palestrou sobre “Políticas públicas emergenciais: ERRD e Educação Ambiental Climática” no evento.  

De 11 a 14 de novembro, ela esteve no 3º Seminário Nacional de Educação Integral no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), da Universidade de Brasília, em que ministrou uma Oficina de Futuro – técnica que ajuda a conduzir a elaboração da Agenda 21 junto a coletivos, além de participar de um Grupo de Trabalho sobre “Cuidar da vida e do planeta” e integrar uma mesa de debate sobre o tema “Movimentos convergentes para a construção da educação integral, democrática e humanizados no Brasil”.

No dia 27, realizou palestra na conferência de abertura do 54º Encontro do Forproex – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, com o tema “Redes de extensão para a sustentabilidade do desenvolvimento”, na UNICAMP.

No dia seguinte, 28 de novembro, Rachel integrou o Festival Juventudes das Águas, que trabalhou com o tema “Educação, território e Justiça Climática”, em Santarém, na Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. A pesquisadora participou da roda de conversa “Educação ambiental para a adaptação às mudanças climáticas”.

Um ano de muito trabalho!

Quem atua com o tema da emergência climática, e quem vive mais perto de suas consequências, sabe que o ano de 2024 foi bastante intenso. Durante todo o ano, o Programa Cemaden Educação trabalhou em diferentes ações para que mais pessoas pudessem disseminar o conhecimento sobre EA Climática e ERRD. E para que cada vez mais comunidades possam se proteger, salvar vidas e se tornar resilientes frente aos extremos climáticos causados pela ação humana na Terra. 

A equipe de pesquisadores/as do CEdu não somente esteve presente em diferentes ações em todo o Brasil, como também recebeu escolas e outras organizações em sua sede, no Parque de Inovação Tecnológica- PIT, em São José dos Campos, para dialogar, conhecer demandas e compartilhar metodologias que podem fazer com que as pessoas empoderadas, em seus territórios, aprendam e ensinem sobre a percepção do risco de desastre. 

E para 2025, desejamos a todos e todas ainda maior engajamento sobre estes temas tão importantes, uma agenda ainda mais fortalecida e comprometida, coletiva e democrática, ações contextualizadas que possam ganhar escala e envolver muito mais pessoas interessadas em defender a vida de todos/as os/as seres no Planeta.