Cemaden Educação integra coleção internacional de estudos de caso sobre serviços climáticos para crianças
Publicado em

O Cemaden Educação (CEdu) é destaque na publicação internacional “Case Studies on Climate Services for Children” (Estudos de Caso sobre Serviços Climáticos para Crianças), que reúne iniciativas inovadoras de diversas regiões do mundo em torno da proteção, inclusão e participação de crianças na adaptação às mudanças climáticas. O StoryMap, organizado em colaboração com agências da ONU, como World Meteorological Organization, serviços meteorológicos e centros de pesquisa nacionais, ONGs e parceiros locais, traz experiências que valorizam a educação, os sistemas de alerta precoce e o protagonismo infantojuvenil diante dos desafios climáticos.
A proposta do StoryMap é dar visibilidade a projetos de diferentes regiões do mundo, como África, Europa, América e Ásia, evidenciando soluções criativas e colaborativas voltadas ao engajamento infanto-juvenil nos temas de resiliência climática, educação ambiental e prevenção de riscos. Essa coletânea, apresentada durante a COP30, tem como objetivo inspirar políticas públicas, promover trocas globais e ampliar o impacto das boas práticas de serviços climáticos voltados para crianças.

Ao mesmo tempo, a iniciativa evidencia como a atuação social, científica e educativa do Cemaden Educação contribui para fortalecer a cultura de prevenção e resiliência a desastres, engajando estudantes, professores e comunidades na construção coletiva do conhecimento sobre educação em redução de riscos de desastres.
Projeto Dados à Prova d’Água: ciência cidadã para a prevenção
Um dos destaques do Cemaden Educação apresentado no StoryMap é o Projeto Dados à Prova d’Água, que alia inovação tecnológica e ciência cidadã para o monitoramento de riscos de desastres. O projeto se desenvolveu até sua terceira fase em 2024 – Waterproofing Data – Expansion Latin America – WPD-EX – quando marcou a sua dimensão de expansão para a América Latina.

Com a construção e instalação de pluviômetros de garrafa PET — elaborados com base na Jornada Pedagógica do CEdu — e o uso do aplicativo gratuito Dados à Prova d’Água, o projeto permite que escolas e comunidades monitorem as chuvas e criem uma rede de alertas na comunidades, além de produzir dados úteis para a tomada de decisão e para a prevenção de desastres.
A iniciativa envolve diversos parceiros internacionais, incluindo o Cemaden, Fundação Getúlio Vargas (FGV), University of Glasgow, Belmont Forum, Universidade de Heidelberg, Universidade Federal do Acre, além do apoio da Defesa Civil, prefeituras e associações comunitárias. Dessa forma, o projeto fortalece a participação ativa de estudantes, professores e moradores na geração e circulação de informações essenciais, integrando diferentes áreas do conhecimento para criar soluções inovadoras e colaborativas frente aos desafios climáticos.
Em 2023, o projeto recebeu o prêmio do Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (sigla em inglês, ESRC), na Celebrating Impact Prize, categoria Outstanding Societal Impact.

