Quatro escolas participantes da 1ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir – 2016 foram sorteadas com pluviômetros semiautomáticos entre ascento e dez escolas enviaram seus relatos sobre atividades ou projetos futuros dentro da temática de desastres naturais. .

A primeira a receber o equipamento foi a E.E. Prof. Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel, de Itu-SP.

A comunidade escolar, em festa, acolheu um grupo do Cemaden Educação, da CGEB da área de Geografia e Meio Ambiente /SEE-SP, da Diretoria de Ensino de Itu, e da Defesa Civil Municipal.

Durante a visita aconteceram várias atividades com professores e estudantes. O pessoal do grêmio estudantil participou da montagem do pluviômetro e de uma oficina sobre utilização e manuseio do equipamento. Os professores conheceram várias atividades pedagógicas relacionadas ao monitoramento das chuvas na prevenção de risco e desastres, além das funcionalidades do site do Cemaden Educação.

A diretora da escola – Maria Zilda informou que participou da Campanha #AprenderPara prevenir, pois queria um envolvimento maior da escola na questão social.  “As fortes chuvas de 2012 promoveram desabamentos em residências aqui no entorno, e algumas pessoas vieram a óbito. Ficamos incomodados com a situação” destacou a gestora. Já a estudante Luane Camile de Oliveira,  diretora social do grêmio, afirmou que deseja que a escola seja  realmente sustentável,  e possa servir de exemplo para a comunidade.

Entrega do pluviômetro em Itu – SP. Créditos:Cemaden Educação

Outra escola a receber o equipamento foi a E.E. Alexandre Fleming, de Vargem Grande do Sul-SP, onde aa equipe do Cemaden Educação, o coordenador da Defesa Civil Municipal, o Dirigente de Ensino e outros integrantes da D.E de São João da Boa Vista interagiram com a comunidade escolar sobre as ações em RRD o.