Diocese de São José dos Campos e CEdu em diálogo
Publicado em
O Programa Cemaden Educação-CEdu atua como uma extensão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden. Por isso, trabalha de modo a contribuir para a geração de uma cultura de percepção e prevenção de riscos de desastres, utilizando a ERRD e a Educação Ambiental Climática junto às comunidades escolares, defesas civis e outros e em parceria com diversas instituições.
Aqui no site do CEdu, você encontra uma série de visitas, rodas de conversa e eventos organizados com diferentes agrupamentos sociais, institucionais e outros – formados por pessoas interessadas em compartilhar conhecimentos sobre as temáticas com as quais o Programa trabalha desde 2014.
E uma das instituições que estão, atualmente, em diálogo com o CEdu, é a Diocese de São José dos Campos-SP. Nas últimas semanas, novos vínculos foram formados para ampliar o alcance dos temas de educação e prevenção a desastres para diferentes lugares e grupos, como os/as de jovens.
Comissão Socioambiental da Diocese
Vocation Day é um dia em que jovens católicos/as da Diocese são convidados/as a refletirem sobre a vocação sacerdotal, à vida religiosa e consagrada, matrimonial e leiga. A programação conta com apresentações de diversas pastorais e movimentos presentes na comunidade, como a Comissão Socioambiental da Diocese.
Essa Comissão tem por finalidade renovar o diálogo sobre a maneira como as pessoas estão construindo o futuro do planeta. Assume, assim, uma postura que julga mais coerente diante da responsabilidade socioambiental nas comunidades que integram a Diocese.
A Inspiração vem da Encíclica Laudato Si’ – uma carta do Papa Francisco, publicada em maio de 2015, que aborda a importância da relação entre o ser humano/a, a Terra e Deus, sublinhando o Cuidado da Casa Comum.
Dessa forma, a Comissão promove reflexões sobre a teia de sustentação da vida por meio de ações embasadas na Ecologia Integral – principal conceito do projeto “Novo Humanismo Integral e Solidário”, para o qual são bases a Amizade Social, a Educação e o Pacto Educativo Global, entre outros.
Neste cenário é que o jogo educativo produzido pelo Programa Cemaden Educação fez parte da programação do Vocation Day: “aplicamos o jogo ‘Na trilha do risco’ para os/as jovens refletirem também sobre a vocação de guardiões/ãs da Casa Comum”, comentou Luciano Machado, membro da Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos.
De forma lúdica e divertida, os/as participantes do evento aprenderam mais sobre os riscos e responsabilidades a respeito das consequências da ação humana no meio ambiente.
Foto: arquivo pessoal de Luciano Machado.
Jornada Laudato Si’
A iniciativa apoia-se nas comemorações dos 10 anos da Encíclica Laudato Si’ e na realização da Campanha da Fraternidade que, em 2025, terá como tema a Ecologia Integral. Trata-se de um simpósio em que diferentes centros de estudos e pesquisas farão parte de uma programação especial e que se estenderá por distintas cidades do Brasil.
De forma simultânea, as instituições participantes oferecerão programação para apresentação de trabalhos acadêmicos, oficinas, cursos, concursos, palestras e rodas de conversa. E o Programa Cemaden Educação apoia esse movimento.
Neste mês, iniciaram-se as primeiras reuniões inter-universidades e centros de pesquisa. No último dia 14 de agosto, Rachel Trajber representou o CEdu no encontro com pesquisadores/as da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), Universidade de São Paulo (USP), entre outros que se comprometeram com a Jornada.
Reunião virtual inter-universidades e centros de pesquisa sobre a Jornada Laudato Si’
2025: ano-chave para refletir sobre a Casa Comum no Brasil
O ano de 2025 será um período de muitos debates sobre o meio ambiente no Brasil, junto a ocorrência da 30a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, COP30, que será realizada em Belém.
Que tal se, ainda neste ano, você criar uma ação educativa na sua comunidade e depois compartilhar conhecimentos com a Rede do Programa Cemaden Educação? Clique aqui e saiba mais sobre a Campanha #AprenderParaPrevenir e se prepare para as discussões de extrema importância que estão por vir.