A Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais – IRI-Brasil é uma plataforma de apoio à lideranças religiosas que integra distintos grupos, como evangélicos, católicos, espíritas, judaicos, islâmicos, budistas, indígenas e de matriz africana, entre outros, pelo engajamento de ações para preservação ambiental, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Há um ano, o IRI-Brasil passou a visitar o Cemaden com alguma frequência e tornou-se um grande parceiro do programa Cemaden Educação. 

Os encontros têm o objetivo de promover uma imersão científica, aproximando e abrindo o diálogo entre religiosos/as e cientistas para afastar o negacionismo científico, assim como partilhar conhecimentos sobre o aumento e a intensidade dos desastres na emergência climática. Desta forma,  as lideranças de cada tradição têm a oportunidade de utilizar esses saberes na formação de valores como uma via para a conscientização das populações. Por outro lado, o contato entre o Cemaden e as comunidades religiosas oferece ainda uma troca significativa de dados e informações científicas sobre as comunidades locais de cada grupo.

Com isso, a Ciência e as tradições espirituais, juntas, produzem novos caminhos para a articulação de temas direcionados à redução de riscos de desastres e às vulnerabilidades socioambientais das populações com os efeitos das mudanças climáticas.

Encontros formativos pela cultura de Paz

O Programa Cemaden Educação – vinculado ao Cemaden/MCTI – marca presença em tais encontros desde o início, com palestras e oficinas adaptadas ao público de cada visita. E tais recepções viabilizaram uma forte parceria em defesa das populações mais vulneráveis por meio de processos formativos com base na Ciência Cidadã. 

E essa exitosa relação entre grupos de interesse pela educação no enfrentamento da mudança e emergência climática, já apresenta bons resultados. Afinal, o IRI-Brasil foi um dos contemplados  pelo Prêmio Práticas Inspiradoras, na sétima edição da campanha #AprenderParaPrevenir, coordenada pelo programa Cemaden Educação em 2023, na categoria unificada Coletivos/Movimentos Sociais + Outros. 

Alguns/mas dos/as convidados/as do IRI Brasil em visita ao Cemaden/MCTI e programa Cemaden Educação (CEdu) no dia 24 de abril.

A iniciativa “Pelo Direito de Respirar Ar Puro”, aplicada pelo IRI em Brasília-DF, foi uma das importantes ações de mobilização, dentre as 82 participações do Brasil todo, entre escolas, coletivos, movimentos sociais, instituições de Ensino Superior e Defesas Civis. E a resposta da criatividade, celebrada de maneira simbólica com a premiação, demonstra o quanto tais grupos estreitaram relações de aprendizado e troca de conhecimentos. 

A mais recente visita do IRI-Brasil ao Cemaden, e ao programa Cemaden Educação, aconteceu no último dia 24 de abril. Considerando que as lideranças religiosas possuem influência junto às suas comunidades, nesse novo encontro, o tema das Mudanças Climáticas e Desastres socioambientais foi novamente sublinhado para que seja possível compartilhar a cultura de percepção, prevenção e mitigação adequadas, em função da situação de vulnerabilidade das populações mais carentes e grupos sociais em situação de risco (crianças, mulheres, idosos/as) diante do aumento dos eventos climáticos extremos.

Vídeo produzido pelo IRI-Brasil, compartilhado no canal do YouTube do programa Cemaden Educação