A Campanha #AprenderParaPrevenir, promovida pelo Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), realizou a premiação da edição de 2019, contemplando a Defesa Civil e a Escola Municipal João Curupaná da Silva, do município de Quatro Barras (PR).

O tema da 4ª edição da campanha, intitulado “Reduzindo o risco de desastres: ações educativas em tempos de mudanças climáticas”, envolveu a participação de escolas, defesas civis e universidades de todo o país. A Defesa Civil de Quatro Barras e a Escola Municipal João Curupaná da Silva desenvolveram o projeto “Ensinar para proteger 2019“, com o objetivo de conscientizar as crianças e garantir a segurança dos alunos dentro do ambiente em que vivem.

Nesta terça-feira (16 de maio), a premiação ocorreu com a entrega de dois pluviômetros semiautomáticos e um kit educativo. O evento contou com a presença das pesquisadoras Patrícia Matsuo e Carolina Esteves, da equipe do Programa Cemaden Educação, e do pesquisador Demerval Gonçalves, da área de Engenharia do Cemaden, responsável por fornecer orientações sobre instalação, uso e manutenção dos pluviômetros.

A diretora da escola, profª Cristina Godoy, destacou o sucesso do projeto entre os alunos das turmas do 4º e 5º anos, com idades entre 9 e 11 anos. O projeto não apenas beneficiou os pais e familiares indiretamente, mas também toda a comunidade escolar. A instalação do pluviômetro semiautomático na escola permitirá a continuidade das ações e trabalhos educativos voltados ao monitoramento de chuvas e à redução do risco de desastres.

Danilo Calixto, representante da Defesa Civil, enfatizou que o projeto desenvolvido em Quatro Barras foi considerado um dos melhores no Estado do Paraná. As ações abordaram questões relacionadas a desastres ambientais, como incêndios, enchentes, deslizamentos e proteção contra animais peçonhentos. O pluviômetro semiautomático será instalado na área de risco no bairro Ribeirão do Tigre, onde ocorreu uma enchente entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro de 2022.

Após a premiação, os representantes da Defesa Civil e da escola visitaram a Sala de Situação do Cemaden, onde puderam conhecer o processo do sistema de monitoramento, apresentado pela tecnologista Carla Prieto, da área de geodinâmica de desastres naturais.

Fonte: Ascom/Cemaden