1. A relação das chuvas com os riscos de desastres
Publicado em
“Muitas vezes eles [desastres] são deflagrados por chuva demais (enchentes, inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos), ou chuva de menos (secas, incêndios florestais), que exigem prevenção para que não se tornem desastres” (e-book Cemaden Educação, 2024).
i. Reflexão e diálogo: Água [D+ ou D-]=Desastre?
Cada pessoa tem conhecimentos que podem ajudar a responder às questões abaixo sobre quais fatores favorecem os desastres além da chuva.
Além das chuvas, quais são os outros fatores que favorecem os desastres de inundação e deslizamento de terra? Seria a geografia do local? Os problemas sociais e econômicos? A falta de políticas públicas? O que mais?
Por que é importante saber o quanto choveu num local, num dado período de tempo? Ou há quanto tempo não chove? O que essas perguntas têm a ver com o monitoramento das chuvas na prevenção de risco de desastre?
ii. Ao fim deste processo, produtos de comunicação podem ser elaborados para apresentar na escola, redes sociais e serem compartilhados como atividade da Rede no site do Cemaden Educação.