Os dados são muito utilizados no meio técnico-científico e possuem grande importância para a redução de riscos de desastres. A Sala de Situação do Cemaden necessita de uma grande quantidade de dados e informações para monitorar e emitir os alertas de riscos de inundação e deslizamento de terra.

Mesmo o Cemaden possuindo uma ampla rede observacional com vários equipamentos, tais como: pluviômetros, estações hidrológicas, geotécnicas, distribuídos pelo Brasil, a cobertura ainda é limitada, devido a grande extensão territorial. 

Cada pessoa pode contribuir e participar da pesquisa e monitoramento dos riscos. Isso pode salvar vidas!

i. Reflexão e diálogo: a produção e uso de dados, em geral, e algoritmos,  pode ser um tema interessante para um bom debate para compreender como os dados são usados em nossa sociedade. 

Em relação à chuva, interessa aprender como os dados de precipitação são produzidos e utilizados para monitorar riscos e prevenir desastres socioambientais, como por exemplo, inundações e escorregamentos de terra.

Como os dados sobre desastres socioambientais são produzidos e utilizados por agências governamentais?

O CEMADEN (Mapa Interativo), a ANA – Agência Nacional de Águas (Estações de Monitoramento), e o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET produzem dados de forma centralizada.

 ii. Ao fim deste processo, produtos de ciência e pesquisa podem ser elaborados para apresentar na escola, redes sociais e serem compartilhados como atividade da Rede no site do Cemaden Educação.