Atividade: Pluviômetro e Aplicativo móvel Dados à Prova d’Água
Publicado em
A proposta desta atividade é a formação da rede de observação e coleta de dados de chuvas a partir da instalação de pluviômetros (instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de chuvas) e compartilhamento das informações via aplicativo móvel.
Ela trata do monitoramento participativo da ocorrência – ou não – de chuvas, com a análise dos períodos de duração, intensidade e da distribuição das chuvas no território formado pela rede observacional da escola.
Eventos extremos deflagrados pela falta de chuva (secas, incêndios florestais) ou por seu excesso (enchentes, inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos) são cada vez mais frequentes, e exigem prevenção para que não se tornem desastres. Tais eventos influem em nosso cotidiano, alterando a paisagem e os ecossistemas, a nossa mobilidade, a produção de alimentos e de energia, a segurança, o acesso à água limpa, em nossa saúde e no bem estar da comunidade.
Esta atividade utiliza um sistema colaborativo (crowdsourcing) por meio do qual os dados coletados contribuem significativamente com a ampliação da área de cobertura da rede de observação pluviométrica do Brasil, ao passo que fomenta a produção de conhecimentos na escola, o envolvimento dos jovens em ações de autoproteção, bem como sinalizam para a formação de comunidades atentas às dinâmicas do tempo e mudanças do clima.
A inserção dos dados coletados pelas redes observacionais podem ser inseridos no aplicativo móvel Dados à Prova d’Água. Com isso, os dados gerados ficam disponíveis para consulta e devem subsidiar os órgãos oficiais competentes em suas ações de prevenção, monitoramento e emissão de alertas de desastres junto às comunidades.
Para conhecer mais detalhes sobre essa atividade, acesse o menu ATIVIDADES no site do Cemaden Educação:
http://educacao.cemaden.gov.br/site/activity/MTAwMDAwMDAwMTg=
Aplicativo móvel “Dados à Prova d’Água”
O aplicativo móvel “Dados à Prova d’Água” tem o objetivo de engajar as comunidades e escolas que podem ser afetadas por inundações, alagamentos e enxurradas na produção de dados sobre eventos de chuva e os impactos locais desses eventos.
O projeto conta com a participação de pesquisadores do Cemaden Educação, do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, da Alemanha (Universidade de Heidelberg) e de duas instituições do Reino Unido (Universidade de Warwick – Inglaterra, e Universidade de Glasgow – Escócia).
Os dados produzidos ao longo do processo educativo alimentarão a base de dados do aplicativo e poderão ser acessados por instituições governamentais que lidam diretamente com o gerenciamento do risco de desastres na esfera municipal, estadual e federal.
Saiba mais:
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/01/saiba-como-garrafas-pet-estao-ajudando-a-prevenir-enchentes-na-periferia-de-sp.shtml
https://veja.abril.com.br/tecnologia/aplicativo-ajuda-a-monitorar-enchentes-e-prevenir-desastres/
https://eaesp.fgv.br/centros/centro-estudos-administracao-publica-e-governo/projetos/dados-prova-dagua
https://warwick.ac.uk/fac/cross_fac/cim/research/waterproofing-data/
http://educacao.cemaden.gov.br/site/news/MTY4MDAwMDAwMDExNg