XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho – Juventude no Enfrentamento à crise climática – Erechim/RS
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A XIX edição do Fórum, envolveu 33 municípios da Região do Alto Uruguai Gaúcho e 44 escolas de Ensino Médio, abrangendo mais de 5.000 jovens-adolescentes. O processo também envolveu jovens universitários, comunidades das Escolas de Educação Básica, lideranças comunitárias e de entidades.
O Projeto contribui para o protagonismo juvenil diante das questões associadas à crise climática. Mobilizou os jovens para pensar e agir – conhecer os problemas existentes no território, investigar sobre esses temas e desenvolver projetos de intervenção, com a intenção de contribuir na construção de territórios sustentáveis e a prevenir e enfrentar desastres climáticos – estiagens, vendavais, enxurradas, entre outros.
Também colaborou na inserção da temática no currículo das escolas, em nível regional, por meio da formação de professores que aconteceu nas estapas do Pré-Fórum, Dia do Fórum e Pós-Fórum. Foi um processo educativo em que os jovens adolescentes (ensino médio), jovens-jovens (universitários) e os adultos envolvidos (professores da educação básica, professores universitários, lideranças comunitárias e regionais) estiveram atuando como educadores e ao mesmos tempo sendo educados pelos outros, com o desafio de conduzirem as atividades de educação ambiental nas escolas e nas comunidades.
A elaboração e o desenvolvimento de projetos voltados à mitigação e adaptação climática, no contexto escolar, estimulou a ação coletiva, a participação das pessoas, grupos e comunidades nos processos de planejamento e de tomada de decisões, na busca de alternativas e de melhorias no ambiente local. Alguns projetos incluiram a comunidade nas ações de Educação Ambiental Climática desenvolvidas pelas escolas e valorizaram a presença da escola na solução dos problemas da comunidade, resultando daí um compromisso de ambos os lados, da escola e da sociedade, na solução de problemas relacionados à crise climática. Isso representou um importante aprendizado de cidadania.
Ao longo dos anos, os Fóruns de Meio Ambiente da Juventude têm contribuído com a formação de cidadãos capazes de fazerem escolhas, com autonomia, e para assumirem a importância imediata e futura de suas decisões, com a responsabilidade que se espera dos jovens. Ele privilegiam os jovens como protagonistas, mas sempre incentivaram a parceria entre as diversas gerações.