XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho - Juventude no Enfrentamento à crise climática - Erechim/RS - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho – Juventude no Enfrentamento à crise climática – Erechim/RS

Uma iniciativa de Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim – Laboratório de Educação Ambiental

Enviado em 23/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A XIX edição do Fórum, envolveu 33 municípios da Região do Alto Uruguai Gaúcho e 44 escolas de Ensino Médio, abrangendo mais de 5.000 jovens-adolescentes. O processo também envolveu jovens universitários, comunidades das Escolas de Educação Básica, lideranças comunitárias e de entidades. 

O Projeto contribui para o protagonismo juvenil diante das questões associadas à crise climática. Mobilizou os jovens para pensar e agir – conhecer os problemas existentes no território, investigar sobre esses temas e desenvolver projetos de intervenção, com a intenção de contribuir na construção de territórios sustentáveis e a prevenir e enfrentar desastres climáticos – estiagens, vendavais, enxurradas, entre outros.

Também colaborou na inserção da temática no currículo das escolas, em nível regional, por meio da formação de professores que aconteceu nas estapas do Pré-Fórum, Dia do Fórum e Pós-Fórum. Foi um processo educativo em que os jovens adolescentes (ensino médio), jovens-jovens (universitários) e os adultos envolvidos (professores da educação básica, professores universitários, lideranças comunitárias e regionais) estiveram atuando como educadores e ao mesmos tempo sendo educados pelos outros, com o desafio de conduzirem as atividades de educação ambiental nas escolas e nas comunidades.

A elaboração e o desenvolvimento de projetos voltados à mitigação e adaptação climática, no contexto escolar, estimulou a ação coletiva, a participação das pessoas, grupos e comunidades nos processos de planejamento e de tomada de decisões, na busca de alternativas e de melhorias no ambiente local. Alguns projetos incluiram a comunidade nas ações de Educação Ambiental Climática desenvolvidas pelas escolas e valorizaram a presença da escola na solução dos problemas da comunidade, resultando daí um compromisso de ambos os lados, da escola e da sociedade, na solução de problemas relacionados à crise climática. Isso representou um importante aprendizado de cidadania.

Ao longo dos anos, os Fóruns de Meio Ambiente da Juventude têm contribuído com a formação de cidadãos capazes de fazerem escolhas, com autonomia, e para assumirem a importância imediata e futura de suas decisões, com a responsabilidade que se espera dos jovens. Ele privilegiam os jovens como protagonistas, mas sempre incentivaram a parceria entre as diversas gerações.

Galeria de imagens

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2017
E.E. Prof. Theodoro Corrêa Cintra – Campos do Jordão/SP
Título do projeto:#Aprender Para Prevenir O projeto #Aprender Para Prevenir tem como principal objetivo educar para prevenção e preservação de vidas antes e durante eventos naturais, onde através da ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Aroldo Donizetti Leite – São Pedro/SP
Relato de ideia / projeto: Descrição da ideia e atividades:O projeto Vigilantes do clima, iniciado em junho de 2015 foi pensado em 3 partes: Adequação Estrutural e Equipamentos: nesta ...
#AprenderParaPrevenir2024
I Encontro Municipal de Redução de Risco de Desastres e Adaptação à Mudança do Clima de Araraquara/SP
#AprenderParaPrevenir2018
EMEF Presidente Campos Salles – Novo Hamburgo/RS
Círculo das Bananeiras Objetivos: promover discussão sobre uso das águas de forma sustentável uma vez que o recurso encontra-se extremamente comprometido no município.  Conhecer tratamento alternativo para águas cinzas, reaproveitamento ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Elza Peçanha de Godoy – Piracaia/SP
Projeto da Escola: SISTEMA CANTAREIRA – REPRESA JACAREÍ Tema: AQUI EXISTEM NASCENTES – AJUDE-NOS A PRESERVÁ-LAS       ANTES     FOTO:  12 de novembro 2015    Autor: Vera ...
#AprenderParaPrevenir2019
Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Espaço Ciência Viva – Rio de Janeiro/RJ
Título:  Que chuva é essa? Objetivos:  Contribuir para a educação e a divulgação científica sobre redução de riscos de desastres associados a chuvas extremas, realizando pesquisas e ações de extensão ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações