Prevent by joking: Um grito de prevenção à Vida! – Vitória de Santo Antão/PE
Objetivos da iniciativa
Estimular a reflexão sobre a ação sustentável considerando que os recursos naturais são finitos e a vida no planeta está se tornando insustentável, realizando uma interface entre os Objetivos de desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e a Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD).
• Criar uma uma empresa fictícia, visando, empreender reciclando, e com isso, ajudar a reduzir as mudanças climáticas e prevenir os riscos de desastres que muitas vezes são causados pela ação humana.
• Confeccionar brinquedos com o uso de material que poderá ser reutilizado e recicla
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
• A atividade foi desenvolvida com 20 estudantes do ensino fundamental, integrando conteúdos relacionados à estatística e ao meio ambiente, na medida em que a ideia foi estimular a consciência ambiental e ao mesmo tempo, o despertar para um olhar empreendedor, pensando em hábitos e consumo sustentável.
• No primeiro momento, realizou-se uma reflexão sobre o tempo de decomposição do material plástico no mundo e em que medida estes materiais contribuem para a degradação do meio ambiente e para o avanço dos riscos e desastres (do tipo: inundações, deslizamentos, alagamentos) na nossa comunidade e em todas as regiões do Brasil e do mundo.
• Em seguida, cada estudante pode expressar o que pensa sobre às mudanças climáticas e como isso afeta sua vida e dos seus amigos e familiares?
• No segundo momento, foi solicitado que cada estudante recolhesse garrafa pet para construção de outros objetos que podem retornar ao mercado com outro formato e utilidade.
• Nesse momento, trabalhou-se o conceito de empreendedorismo aliado a sustentabilidade.
• Na etapa seguinte, foi realizada a orientação do passo a passo para construção de brinquedos com garrafa pet. Nessa ocasião, foi feito a reflexão sobre tempo de decomposição no planeta, bem como o volume de resíduos que deixaram de ser depositados no meio ambiente, refletindo sobre o descarte consciente.
• Por fim, avaliou-se que a redução dos riscos e desastres, depende de cada um de nós, individual e coletivamente.
Principais resultados alcançados
• A partir da atividade desenvolvida foi possivel verificar que os estudantes ficaram motivados a compreender o que cada um pode fazer para reduzir os problemas ambientais e ao mesmo tempo, atuar na redução das mudanças climáticas e dos desastres;
• As atitudes em relação ao consumo de copos plásticos, também pode ser verificado a partir do momento em que passaram a utilizar uma garrafa permanente, evitando o consumo de material plástico;
• Verificou-se ainda, a importância do empreendedorismo e do incentivo para o desenvolvimento de capacidades criativas.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Faculdade Novo Horizonte, Vitória de santo Antão _PE
Galeria de imagens



