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O trabalho relação e impactos nos recursos naturais – São José dos Pinhais/PR

Uma iniciativa de Escola Municipal Pedro Bonk

Enviado em 21/11/2024

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Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa
  • Bacia Escola
  • Descrição

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 25
  • Pessoas da comunidade local - Quantidade: 10

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Os conteúdos previstos para o 3° trimestre para os estudantes do 2° ano da Escola Pedro Bonk descreviam as atividades extrativas, agropecuárias e industriais, observando fontes e modos de produção.  Reconhecer a importância e relação dos recursos naturais nesse processo é de suma importância e urgência. O bairro onde situa a escola, Guatupê, possibilitou aos alunos observarem no espaço geográfico que moram, e conhecem, as características industriais, local de trabalho de muitos pais dos alunos da escola, de campo (agricultura nas chácaras) e extrativas, na pesca nos rios passam pelo bairro.
Desta forma, ficou estabelecido uma relação do trabalho com os recursos naturais presentes no cotidiano dos estudantes.  E para refletir esse ciclo de dependência a turma do 2° ano escolheu o recurso natural água. Como que esse recurso está na base da produção de alimentos do bairro e beneficia economicamente famílias da escola. Daí de investigar os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo e as ações de conservação e preservação desses recursos no espaço vividos.
Foi oportunizado alunos uma visita na chácara mais próxima da escola. Nessa visita puderam observar o caminho que essa água fez até chegar na chácara, seus diversos usos, e importância na manutenção da vida e economia do bairro. 
A partir de questionamentos, os estudantes descobriram qual rio que passa na chácara, sua origem e que ele pertence a Bacia do Alto Iguaçu. Descobriram também que a poucos quilômetros dali muitos colegas sofrem como enchentes desse mesmo rio tão importante para a chácara. 
As atividades em sala foram voltadas para os estudos dos recursos naturais presente no bairro;
A relação deles como a atividade econômica das famílias da escola;
Atitudes de preservação e conservação que todos podem adotar; 
Estudo sobre os caminhos das águas na cidade de São José dos Pinhais;
Impactos negativos na comunidade – enchentes. 

Galeria de imagens

Foto 1

Irrigação na plantação de hortaliças – águas do Rio Pequeno

Foto 2

Criação de vacas de leite

Foto 3

Alface pronta para colheita

Foto 4

Água que abastece a produção da chácara- Rio Pequeno

Foto 5

Local de venda da produção da chácara

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Profª Dirce Elias – São José dos Campos/SP
Título:  Desafios da relação homem-natureza: Prevenção de riscos e desastres ambientais na comunidade escolar e seu arredor. Objetivos: Gerais – Através de um trabalho transdisciplinar, espera-se que com o desenvolvimento deste projeto, ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Claudionor Lopes – Barra Longa/MG
Título:  Projeto Escola Segura. Objetivos:  Tem como propósito estimular a mudança de mentalidade coletiva na comunidade escolar no que diz respeito à segurança, meio ambiente e saúde, tornando-a mais consciente ...
#AprenderParaPrevenir2018
Grupo Escoteiro Marechal Rondon – São João do Meriti/RJ
Escoteiros Sempre Alerta   Objetivos: capacitar os membros do 31º/RJ Grupo Escoteiro Marechal Rondon para apoiar a Defesa Civil Municipal de São João de Meriti, bem como prestar socorro imediato ...
#AprenderParaPrevenir2018
UECE – E. M. E. I. F. Waldemar Barroso – Fortaleza/CE
Educação ambiental como estratégia para a Redução de Risco de Desastres – RRD: os alagamentos e inundações na Comunidade Guaribal – Fortaleza, Ceará     Objetivos: Esse projeto tem como ...
#AprenderParaPrevenir2020
Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura do Município de Osasco – SP
Título da campanha:  Osasco Mais Resiliente – Mundo Educativo de OZ . Objetivo: Elucidar, engajar e conscientizar os estudantes – através do uso de material audiovisual e das posteriores monitorias de Educação ...
#AprenderParaPrevenir2018
Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso – Cuiabá/MT
Educação Ambiental para o enfrentamento dos riscos de desastres entre  Pessoas com Deficiência Visual       Objetivos: Com recorte explícito ao grupo de pessoas com deficiência visual (PcDV), e ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

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