NOSSA CASA, NOSSO CUIDADO – São José/SC
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
- A Terra Desliza
- Descrição
JORNADA A Terra desliza
NÍVEL Agrupamento 1 (5 a 7 anos)
ATIVIDADE: Projeto Nossa Casa, nosso cuidado
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 19
Atividades desenvolvidas e principais resultados
Com a objetivo de educar as crianças para a prevenção de riscos de desastres, a sequencia didática apresentada foi realizada dentro do projeto: “Nossa Casa, nosso cuidado” que objetiva colocar em ações didáticas e práticas os pilares curriculares do CEMM: Educação Ambiental, Pedagogia Montessori e Arte.
Durante o período do terceiro trimestre o tema: “A Terra Desliza”, foi o ponto de partida para os estudos interdisciplinares dos educandos do agrupamento 1 do Ensino Fundamental e os educandos aprenderam a interpretar sinais, elementos, fenômenos e impactos ligados a ocorrência de deslizamentos na nossa cidade de São José/SC.
Partindo inicialmente da analise das imagens de um dos últimos episódios de chuvas fortes e deslizamentos que afetaram nossa cidade, incluindo as ruas do bairro da nossa Comunidade Aprendente (CEMM). Ao observar as imagens os educandos identificaram os pontos da rua da escola onde a água acumulada tornou inacessível entrada e saída da escola.
Após a análise das imagens assistimos o vídeo sobre deslizamentos e na Aula de linha/Roda de Conversa, foram discutidas ações e causas do deslizamento como: excesso de resíduos jogados na rua, a total ausência de vegetação nas ruas do bairro, excesso de “concreto”, construção de calçadas e prédios que tiram a respiração do solo….
Após assistir ao vídeo sobre “deslizamentos de terra” desastres naturais em um minuto, disponível no youtube, as crianças realizaram atividades referentes ao conceito e construíram em família a maquete de suas casas analisando com auxilio das famílias o entrono de seus bairros e suas vulnerabilidades e riscos quando as chuvas acorrem em São José.
Em sala ao apresentarem conversamos sobre mudanças de atitudes que contribuem para diminuição da ocorrência desses episódios. As crianças destacaram em suas falas: Plantar mais arvores na nossa cidade; cuidar dos rios, visto que nosso bairro e contornado pelo rio Araújo, protegem as encostas da cidade e não construir casas onde tem risco de deslizamentos.
As ações e práticas resultaram no tema apresentado na “conferencia familiar” contemplando possibilidades de reaproveitamento de matérias para arte impedindo estes de serem descartados incorretamente nas ruas do bairro, confecção de jogos e apresentação dos vídeos as famílias e aos outros agrupamentos do CEMM, na “Imersão Interna” com as crianças mediando os diálogos (estágio).
Galeria de imagens
Foto 1
Conferência familiar: Apresentando como reutilizar pode contribuir para o cuidado necessário
Foto 2
Conferência familiar: Apresentando como reutilizar pode contribuir para o cuidado necessário
Foto 3
Observando o entorno com base na arte de Candido Portinari
Foto 4
Construção da maquete da sua casa.
Foto 5
Construção da maquete da sua casa.