I Encontro Municipal de Redução de Risco de Desastres e Adaptação à Mudança do Clima de Araraquara/SP
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 110
Atividades desenvolvidas e principais resultados
No ano de 2023, foi instituído o Comitê Técnico de Redução de Riscos de Desastre e Impactos Ambientais, com objetivo de definir ações prioritárias e locais de atuação.
Em comemoração a um ano de trabalho do colegiado nos dias 25 e 26 de outubro, ocorreu o I Encontro Municipal de Redução de Risco de Desastres e Adaptação à Mudança do Clima. O evento foi organizado pelo Comitê em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), a Escola de Governo do Município de Araraquara e o Sesc Araraquara, que sediou as atividades.
O evento alinhou-se ao Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, criado pela (ONU) em 1989 e celebrado anualmente em 13 de outubro, para promover uma cultura global de conscientização sobre riscos e redução de desastres.
No dia 25, o evento contou com a participação de palestrantes de diversas áreas, incluindo representantes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da ENG Consultoria e Projetos. No dia 26, foi ministrada uma oficina sobre Soluções baseadas na Natureza (SbN) para cidades, que buscou esclarecer o conceito de SbN e suas diferentes tipologias, apresentando exemplos práticos como essas estruturas podem ser implantadas em áreas urbanas. Ao longo dos dois dias, aproximadamente 110 pessoas de diferentes setores e cidades vizinhas estiveram presentes.
Além das apresentações vinculadas às quatro frentes de atuação do Comitê: medidas estruturais, medidas não-estruturais, área rural e alerta de risco, foram apresentados também os resultados parciais das ações do Comitê, desde a sua fundação em 2023.
Esse encontro não apenas destacou a importância da colaboração entre os diversos setores, mas também reforçou o compromisso contínuo na redução dos riscos de desastres e na adaptação às mudanças climáticas. Com o apoio da comunidade, da prefeitura municipal e das instituições parceiras, o Comitê se dedica a implementar soluções efetivas e sustentáveis, promovendo um futuro mais seguro e resiliente para todos.
Galeria de imagens
Foto 1
Oficina de SbN – Soluções baseadas na Natureza para cidades
Foto 2
Palestra sobre Medidas não estruturais para prevenção e mitigação de riscos de desastres urbanos .
Foto 3
Palestra sobre Efeito das obras de macrodrenagem do Ribeirão do Ouro nos pontos de inundação da bacia.
Foto 4
Palestra sobre A importância das políticas públicas para a conservação do solo.