Título: Construindo a comunidade que eu quero ter.

Objetivos:  Através da educação ambiental e da prevenção de riscos de deslizamentos, estimular aos estudantes a cuidar do seu ambiente local.

Público envolvido:  Turma do ensino fundamental: 7° ano. 28 estudantes.

Atividades realizadas:  Roda de conversa sobre identificação de pontos críticos de lixo na comunidade; e a partir disso, realizar uma reflexão sobre o lixo e suas dimensões. Criar um painel para orientação sobre educação ambiental e preservação de riscos de desastres; Evidenciar que o lixo é um dos elementos que provocam riscos de desastres, refletindo-se como o lixo ocasiona os deslizamentos e as inundações; Ressaltar as práticas sustentáveis no tratamento do lixo e como estas práticas contribuem para diminuir a poluição e os desastres.

Resultados:  Painel interativo para exposição – A comunidade que eu tenho / A comunidade que eu quero ter. Refletir a sustentabilidade e as problemáticas ambientais que provocam desastres. Como os estudantes enxergam os problemas.

Outras informações:  Parcerias do projeto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública, Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Grupo de Engenharia Geotécnica de Desastres e Planícies – GEGEP/UFPE; A intenção é que o projeto se perpetue no âmbito da escola e seja tratado de forma transversal aos conteúdos programáticos. A avaliação acontece de forma sistemática considerando as percepções dos estudantes na construção do conhecimento em relação aos conceitos dos 5 R’s e como estes se aplicam ao cotidiano da comunidade.