E. E. Professora Joanira Del Castilho – Santana/AP
Enviado em 01/10/2018
Água: Preservar para Não Faltar
Objetivos: Identificar subsídios para a implantação de sistemas de captação e reutilização de água na escola, com vistas à sustentabilidade.
Objetivos específicos:
Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída;
Alertar a comunidade sobre os tipos de desastres que a ação do homem (enchentes, inundações e alagamentos, que devido a poluição excessiva, leva ao entupindo de bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas) pode causar ao meio ambiente.
Público envolvido: O projeto é destinado aos Professores (102), alunos (150 alunos do 6o ano/210 alunos do 7o ano/210 alunos do 8oano/210 alunos do 9o/80 alunos da educação de jovens e adultos), pais, funcionários, empresas e entidades parceiras.
Atividades: Ações dentro da escola:
Reuso de água residual:
Método 01: Bebedouros
Método 02: Centrais de Ar/ lavagem de calçamento
Método 03: Centrais de Ar/ Irrigação Horta
Método 04: Captação de água da chuva/ Cisterna
Método 05: Captação de água da chuva/ Aquário
Método 06: Manta térmica com caixa de leite.
Ação fora da escola: Mutirão Sustentável: Visita dos discentes na casa dos moradores do bairro com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar a área do canal, principalmente mantendo-o livre das contaminações de resíduos, como lixo, esgoto e embalagens. O mutirão sustentável envolveu a limpeza do bueiro e das margens do canal da Rua Maria Colares. Ele contou também com a retirada de entulhos jogados indevidamente pela população.
Resultados: Com o desenvolvimento das várias ações nestes dois anos (2016/2017) de existência do projeto em nossa escola, percebemos varias mudanças no ambiente escolar como: EVOLUÇÃO DO IDEB 2015-3,7 E 2017-4,3 Combate a dengue. Queda no índice da violência na escola. Formação de monitores. Conscientização ao desperdício do lanche escolar. Uso correto do banheiro. Enfrentamento consciente das drogas licitas/ilícitas. Melhora na questão do Bullyng e Preconceito. Melhora do comportamento no intervalo. Redução da quebra de conjunto escolar do aluno: 2015 – mais de 70 cadeiras/2016 – 34 cadeiras/2017 – apenas 12 cadeiras danificadas na escola; Paredes e carteiras mais limpas e com isso redução no uso de produtos de limpeza; Redução nos danos à parte física da escola, como: paredes, bebedouros, banheiros, torneiras. Criação da horta escolar. Criação do jardim escolar. Uso racional da água, através da captação do agua da chuva/bebedouro/centrais e criação do tanque. Arborização da área interna da escola. Inicio da criação da sala ao ar livre. Revitalização da cisterna da escola. Praticar o que aprenderam sobre sustentabilidade. Repassar informações sobre os perigos, para a saúde e para o meio ambiente, de se lançar o lixo nos canais.
Outras informações: O projeto tem ações permanentes através da junção com o projeto de conservação do patrimônio escolar.