Projeto: O papel da Geografia na construção da percepção de risco a desastres naturais - Rio de Janeiro/RJ - Cemaden Educação
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
Política de Cookies Termos de Uso do Site Cemaden Educação {title}
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Projeto: O papel da Geografia na construção da percepção de risco a desastres naturais – Rio de Janeiro/RJ

Uma iniciativa de Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enviado em 17/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 6
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 2

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A cada ano se aumenta o número de pessoas em situação de risco a desastres naturais, sendo que o meio urbano vem se tornando palco de uma sinergia de riscos cada vez maior. Neste contexto nunca foi tão importante ensinar conteúdos relativos a prevenção e a mitigação de desastres nas escolas. Portanto, os futuros docentes necessitam de suporte e orientação quanto as formas de abordagem desse tema em sala de aula, visando garantir a transmissão desse conhecimento aos jovens e permitindo a construção de uma sociedade mais resiliente no futuro.

 O desenvolvimento do projeto prodocência ” O papel da Geografia na construção da percepção de risco a desastres naturais” visa contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes.  Portanto, o impacto do projeto está vinculado a uma mudança de percepção dos discentes ( da educação básica e da graduação) quanto a importância de se conhecer para prevenir os desastres naturais e para modificar comportamentos que possam colocar os indivíduos em situação de risco e para instruir os mesmos quanto as condutas adequadas durante cenários de risco.

No que se refere aos recursos materiais, o projeto prioriza a elaboração e o uso de ferramentas digitais , a exemplo de cartilhas online, livros e artigos para download e entre outros materiais que possam ser disponibilizados digitalmente. Neste contexto, as ações dos bolsistas do projeto foram fundamentais para a elaboração dos materiais didáticos incluidos na submissão da Campanha Cemaden Educação. Além dos materiais didáticos, foram produzidos artigos e apresentações de trabalho em simpósios da Geografia desde o início do projeto em 2022. Como segunda etapa do projeto , as cartilhas didáticas e os jogos digitais produzidos serão testados em escolas da educação básica parceiras do projeto. Versões acessíveis e em outras línguas também se configuram como uma segunda etapa deste projeto. 

A partir das ações do projeto foi possível criar metodologias de ensino- aprendizagem que possibilitassem uma visão integrada das relações entre sociedade e natureza,  auxiliando o desenvolvimento da percepção de risco na educação básica através da transmissão de conhecimentos integrados da Geografia escolar.

Galeria de imagens

Foto 1

Cartilhas Didáticas

Foto 2

Apresentação de trabalho Oral no Simpósio de Geografia Física

Foto 3

Apresentação em formato de Banner

Foto 4

Logo do Programa

Link: vídeo da ação

Arquivos complementares

  • 1.Artigo_SBGFA_Jogo_de_Desastres_Ambientais.pdf 584 kb
  • Cartilha-Fundo-branco-1.pdf 20 mb
  • Cartilha_Desastres_3°versao_fundo_branco-1.pdf 3 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2018
Defesa Civil – Escola Municipal Professora Eliana Pacheco – Manaus/AM
DEFESA CIVIL NA ESCOLA – DEFENSOR COMUNITÁRIO Objetivos: oferecer a proposta de capacitar a comunidade escolar a contribuir para aumentar a percepção de risco nas comunidades residentes nas áreas propensas ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Ismael Iglesias – Caraguatatuba/SP
Título: Juqueriquerê – Segredos e Mistérios Objetivos: Desenvolver com os alunos e moradores do bairro meios para prevenir, cuidar e respeitar todas as complexidades em que estão inseridos em função das ...
#AprenderParaPrevenir2024
NOSSA CASA, NOSSO CUIDADO – São José/SC
#AprenderParaPrevenir2020
Escola Estadual Professor Antônio Epaminondas/MT
Título da Campanha:  Pantanal: a luta pela vida Objetivos:   Sensibilizar por meio de campanha educomunicativa, a comunidade escolar e Mato-grossense, sobre os desastres ambientais decorrente dos incêndios, problema recorrente em ...
#AprenderParaPrevenir2018
Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso – Cuiabá/MT
Educação Ambiental para o enfrentamento dos riscos de desastres entre  Pessoas com Deficiência Visual       Objetivos: Com recorte explícito ao grupo de pessoas com deficiência visual (PcDV), e ...
#AprenderParaPrevenir2020
E.M. Presidente Getúlio Vargas – Guararema/SP
  Título da campanha:  Mega Pets – Os Defensores Da Vida. Objetivo:  O Projeto Mega Pets pretende trazer conscientização a respeito dos desastres, suas formas de prevenção, as alterações climáticas ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações