Defesa Civil – E.M. Evanir da Silva Gago – Magé/RJ
Enviado em 11/09/2017
Título do projeto: Defesa Civil na Escola/Boas Práticas
O Projeto é uma proposta da Defesa Civil de Magé para capacitar a comunidade escolar, em especial aquelas localizadas em áreas propensas a acidentes geológicos, melhorando a percepção dos riscos a que estão submetidas. Para isso pretendem-se sensibilizar o corpo docente, alunos e pais a integrarem o projeto através de várias atividades, tais como: incorporação de conteúdos sobre defesa civil, mostra de vídeos, visita a campo, entre outras e, desta forma, desenvolver uma cultura preventiva promovendo a mudança de hábitos necessária para tornar o ambiente mais seguro.
Objetivos (atividades realizadas dentro e fora da escola):
→ Criar Boas Práticas de Educação e convívio como Meio Ambiente;
→ Conhecer espécies da fauna e flora local;
→ Saber como proceder em situações de eventos adversos causados pelas forças naturais (chuvas, tempestades, ventos, olhos d`água, enchentes etc);
→ Saber como tratar os resíduos sólidos antes que cheguem aos rios, córregos, bueiros etc;
→ Incentivar práticas de reflorestamento, utilizando sementes e mudas nativas de Mata Atlântica;
→ Promover visitas aos Parques Nacionais do Município.
Perspectivas para 2018: Os resultados são altamente positivos, principalmente no que tange a comunidade contemplada com a parte prática do Projeto. Percebe-se que tanto alunos como professores conseguem dialogar de forma concisa quando o assunto é preservação do meio natural e respeito à natureza. Além da participação do corpo técnico da Defesa Civil, outras Secretarias Municipais envolvem-se no Projeto Boas Práticas, como Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Serviços Públicos, bem como ONGs, alunos da UERJ (Ciências Biológicas/CEDERJ/Magé) e voluntários da SEMPDEC.
Para 2018 a meta da SEMPDEC é ampliar os horizontes e contemplar um maior número de escolas municipais, estaduais e particulares, contudo, não contamos com um efetivo que nos proporcione, de imediato, alcançar metas mais desafiadoras. Por este motivo, fizemos parceria com representantes da comunidade e com alunos do Polo CEDERJ/UERJ de Magé, no intuito de conquistar maior alcance na divulgação e discussão dos temas propostos pelo Projeto. Atualmente, das 96 escolas municipais, foram selecionadas 11 escolas com o seguinte critério: vulnerabilidade a risco de eventos adversos. A meta para 2018 é alcançar pelo menos de 20 a 25 unidades escolares (entre municipais, estaduais e particulares).