Climatize-se! #ClimaSemDesperdício - Guarapuava/PR - Cemaden Educação
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Climatize-se! #ClimaSemDesperdício – Guarapuava/PR

Uma iniciativa de Colégio Estadual Professor Pedro Carli

Enviado em 17/11/2023

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Objetivos da iniciativa

A sensibilização sobre o desperdício de alimentos é vital diante das mudanças climáticas. Ao descartarmos alimentos em aterros, libera-se gases como o metano. A produção de alimentos pode ser severamente afetada com secas intensas e/ou excesso de chuva, assim como o transporte e armazenamento consomem energia e recursos. Reduzir o desperdício preserva esses recursos, e também minimiza as emissões de gases de efeito estufa. Devido a isso, esta iniciativa teve como objetivo principal relacionar práticas cotidianas, como o desperdício de alimentos, com as mudanças climáticas, promovendo ações preventivas e de sensibilização para um melhor desenvolvimento sustentável dentro e fora da escola.

Desastres abordados na iniciativa:

  • Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
  • Secas prolongadas
  • Escorregamento / Deslizamento de terra
  • ondas de calor
  • vendaval / ciclone
  • Outro(s)
  • Outros: Escassez de alimento

Quem participou iniciativa:

  • Alunos de escolas do Ensino Fundamental
  • Alunos de escolas do Ensino Médio
  • Comunidade escolar
  • Professores
  • Educadores populares

Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha

Os estudantes do Colégio Estadual Professor Pedro Carli participam de um projeto voltado para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, integrado ao Global Youth Climate Pact, um programa internacional de educação ambiental para jovens. O ensino integral proporciona uma permanência mais prolongada dos alunos na escola, possibilitando o aprimoramento de ações que fortalecem as relações interpessoais, promovem atividades coletivas e os engajam como protagonistas na busca por soluções socioeconômicas e socioambientais.

As atividades deste projeto iniciaram-se na eletiva denominada “Climatize-se”, culminando na escolha do tema gerador “Escola Sustentável”. Em parceria com os professores, ocorre uma abordagem transdisciplinar que envolve ciências, geografia, empreendedorismo, matemática, inglês, protagonismo, projeto de vida, estudo orientado e outras eletivas. O desenvolvimento dessas ações é em prol de uma Escola Sustentável, para reduzir gastos, evitando desperdícios e aumentando a produção de alimentos na horta, além de sensibilizar a comunidade escolar para atuarem como agentes críticos e integrarem o desenvolvimento sustentável à rotina escolar e ao cotidiano.

Um desafio identificado foi o excesso de restos de comida durante o horário do almoço, dado que os próprios alunos se servem, foi sugerido uma campanha de sensibilização para os estudantes. Para isso foi realizado um levantamento dos restos de comida entre os dias 25/08/2023 e 01/09/2023, cujos dados foram expostos em um cartaz com a média de desperdício da semana. Os restos de alimentos do dia 01/09/2023 foram colocados numa exposição no refeitório, e que somente desse dia resultou num total de 65 pratos de comida, onde todas as turmas passaram pela exposição durante a tarde. Os alunos do projeto conduziram debates sobre a importância da redução do desperdício, relacionando-o aos agravantes das mudanças climáticas na produção de alimentos,  a qual poderia ser afetada severamente com secas intensas e excesso de chuva.  Após a exposição, os alunos juntamente com os professores aprofundaram os estudos em sala de aula, integrando o tema aos componentes curriculares para uma maior fixação e sensibilização.

 
 

Principais resultados alcançados

A campanha no colégio para conter o desperdício alimentar durante o horário do almoço obteve resultados notáveis, destacando uma transformação positiva nas atitudes dos alunos.

  • Conscientização Urgente:

Durante uma semana de levantamento (25/08/2023 a 01/09/2023), a exposição dos dados de desperdício alimentar teve um impacto imediato, ressaltando a urgência de ações preventivas diante do atual clima de desastres.

  • Engajamento em Debates Cruciais:

A visualização dos 65 pratos de restos alimentares ​​(01/09/2023) no refeitório estimulou debates entre os alunos, relacionando o desperdício não apenas ao contexto escolar, mas também aos desafios climáticos iminentes e problemas sociais. 

  • Sensibilização para Causas Ambientais Críticas:

A abordagem ambiental da campanha, conectando o desperdício de alimentos às mudanças climáticas, provocou uma reflexão sobre a relação entre ações diárias e desafios ambientais globais, gerando um chamado à ação diante da necessidade de prevenção.

  • Participação Ativa para a Sustentabilidade:

Desde a coleta de dados até os debates prolongados entre os alunos, a participação ativa demonstra um engajamento de protagonismo. Integrar o tema ao currículo escolar é uma resposta crucial em tempos que é essencial o aprendizado constante para mitigar e prevenir impactos.

  • Mudanças Transparentes no Comportamento:

Uma mudança clara foi observada nos comportamentos dos alunos em relação ao desperdício de alimentos. A exposição direta e a compreensão das implicações ambientais motivaram práticas mais conscientes, e diminuição notável dos restos de comida.

  • Integração Contínua no Currículo para Aprendizado Duradouro:

A incorporação do tema nos componentes curriculares permitiu uma exploração mais profunda na sala de aula. Essa abordagem sustentável garante que a conscientização não seja apenas momentânea, mas uma parte contínua da educação, preparando os alunos para um futuro menos impactado.

Em resumo, a campanha não apenas evidenciou o problema do desperdício de alimentos, mas também mostrou uma mudança positiva nas atitudes de grande parte dos alunos, destacando a urgência de agir diante do clima de desastres e a necessidade vital de aprender para prevenir, consolidando uma abordagem educacional eficaz diante de desafios sociais e ambientais.

 
 
 

Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização

Professores responsáveis pelo planejamento e execução da ação:

Katiane dos Santos (Ciências; Práticas Experimentais e Eletiva); Robson Geovane Miguel (Empreendedorismo, Eletiva, Estudo Orientado); Odete Pereira (Geografia e empreendedorismo), Valdinéia R. do Nascimento (Práticas Experimentais); 

Professores auxiliares na ação e desenvolvimento do tema em sala de aula:

Thiago Paulena (Matemática e Estudo Orientado); Celma Maria Faria (Matemática e Empreendedorismo) Margareth Charnei (Matemática); Juliana Lima (Protagonismo); Jacieli Fátima Lyra (Projeto de Vida); João Carlos Batista Morimitsu (Geografia); Anelize dos Santos Martins (Matemática e Estudo Orientado); Loreni Maria Oliveira (Inglês)

Equipe diretiva:

Maria Carolina Ribeiro Aguera (Pedagoga); Patrícia Regina Ciaramelo (Pedagoga), Angela Aparecida Zanardini (Diretora); Márcia Struz Araujo (Diretora Auxiliar).

Responsáveis pelos alunos.

Galeria de imagens

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Reconhecimento

O projeto Cemaden Educação é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

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