Climatize-se! #ClimaSemDesperdício - Guarapuava/PR - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Climatize-se! #ClimaSemDesperdício – Guarapuava/PR

Uma iniciativa de Colégio Estadual Professor Pedro Carli

Enviado em 17/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A campanha no colégio para conter o desperdício alimentar durante o horário do almoço obteve resultados notáveis, destacando uma transformação positiva nas atitudes dos alunos.

  • Conscientização Urgente:

Durante uma semana de levantamento (25/08/2023 a 01/09/2023), a exposição dos dados de desperdício alimentar teve um impacto imediato, ressaltando a urgência de ações preventivas diante do atual clima de desastres.

  • Engajamento em Debates Cruciais:

A visualização dos 65 pratos de restos alimentares ​​(01/09/2023) no refeitório estimulou debates entre os alunos, relacionando o desperdício não apenas ao contexto escolar, mas também aos desafios climáticos iminentes e problemas sociais. 

  • Sensibilização para Causas Ambientais Críticas:

A abordagem ambiental da campanha, conectando o desperdício de alimentos às mudanças climáticas, provocou uma reflexão sobre a relação entre ações diárias e desafios ambientais globais, gerando um chamado à ação diante da necessidade de prevenção.

  • Participação Ativa para a Sustentabilidade:

Desde a coleta de dados até os debates prolongados entre os alunos, a participação ativa demonstra um engajamento de protagonismo. Integrar o tema ao currículo escolar é uma resposta crucial em tempos que é essencial o aprendizado constante para mitigar e prevenir impactos.

  • Mudanças Transparentes no Comportamento:

Uma mudança clara foi observada nos comportamentos dos alunos em relação ao desperdício de alimentos. A exposição direta e a compreensão das implicações ambientais motivaram práticas mais conscientes, e diminuição notável dos restos de comida.

  • Integração Contínua no Currículo para Aprendizado Duradouro:

A incorporação do tema nos componentes curriculares permitiu uma exploração mais profunda na sala de aula. Essa abordagem sustentável garante que a conscientização não seja apenas momentânea, mas uma parte contínua da educação, preparando os alunos para um futuro menos impactado.

Em resumo, a campanha não apenas evidenciou o problema do desperdício de alimentos, mas também mostrou uma mudança positiva nas atitudes de grande parte dos alunos, destacando a urgência de agir diante do clima de desastres e a necessidade vital de aprender para prevenir, consolidando uma abordagem educacional eficaz diante de desafios sociais e ambientais.

 
 
 

Galeria de imagens

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2024
Formação continuada docente: Educação Ambiental na bacia do rio Palmital -Colombo/PR
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Professora Maria Aparecida de Castro Masiero – São Paulo/SP
Educação em prevenção de riscos de desastres Relato de ideia / projeto: Prevenção e Combate de Incêndios Descrição da ideia: Prevenção e combate de Incêndios decorrentes do gás de cozinha, rede ...
#AprenderParaPrevenir2023
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM O CURRÍCULO PAULISTA NO CONTEXTO LOCAL – Assis/SP
#AprenderParaPrevenir2024
A PREVENÇÃO É A MAIOR DEFESA – São Paulo/SP
#AprenderParaPrevenir2018
Escola Cônego Emanuel Vasconcelos – Venturosa/PE
Problemas ocasionados pela temperatura e umidade do ar facilitando a diminuição da água Objetivos: o objetivo desta pesquisa consistiu em promover a construção dos conceitos de tempo e clima interferindo ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Barão Monte Santo – Mococa/SP
Relato das Ações Breve relato sobre os dois projetos que estão sendo desenvolvidos na Escola Barão de Monte Santo. Horta Eco educativa e o Bananal. Projetos estes que promovem ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações