EREM Adelaide Pessoa Câmara – Jaboatão dos Guararapes/PE
Enviado em 18/11/2019
Título: Construindo uma comunidade resiliente.
Objetivos: Entender o que é uma comunidade resiliente e em que medida as ações antrópicas contribuem para os impactos e desastres do tipo deslizamentos; Apontar ações preventivas que podem contribuir para a redução de riscos de desastres e problemas ambientais que circundam a comunidade escolar.
Público envolvido: Estudantes do 1º ano do Ensino Médio.
Atividades realizadas: O projeto foi desenvolvido através de oficinas, tendo sido trabalhado os seguintes Conteúdos: O que é uma comunidade? O conceito de lugar e paisagem e suas relações ambientais. O que é resiliência? Como este conceito é aplicado na comunidade e na cidade? Que aspectos precisamos trabalhar na construção da resiliência da comunidade?
1º aula: Roda de conversa e leitura da cartilha: Construindo uma comunidade resiliente, que aspectos do lugar e da paisagem contribuem para a construção dos laços comunitários?
2º aula: Construir percepções a partir da leitura e de como seria uma comunidade resiliente? Quais os aspectos identificados na comunidade fazem parte da construção de sentimentos.
3º aula: Construir uma maquete de uma cidade resiliente, diante da concepção criada em sala a partir dos conceitos discutidos.
Recursos para construção do projeto: Papel A4 branco e colorido; Folha de isopor; lápis de cor; giz de cera; tinta guache; pincel; cola para diversos materiais; gliter; hidrocor, pó de serra, palitos de picolé, fitilho, tesouras, brinquedos: carrinhos, moto, helicópteros, animais, bonecos, peças de lego, palito de fósforo usado, caixinhas de fósforo para confecção de prédios.
Avaliação processual e contínua: Os estudantes participaram de roda de conversa, onde puderam se posicionar sobre a compreensão da temática; Identificaram dificuldades expressas por cada um, observar o desenvolvimento das produções. Apresentação dos trabalhos construídos em sala, exposição de cartazes e fotos.
Referências:
Organizações das Nações Unidas. 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável .https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavelda-onu/amp/
Conheça a Agenda 2030. Disponível em http://www.agenda2030.org.br/sobre/ Cemadeneducação. Disponivel em http://educacao.cemaden.gov.br/2019/
Resultados: Apresentação dos trabalhos construídos em sala, exposição de cartazes e fotos. Maquete: uma comunidade resiliente.
Outras informações: As parcerias foram instituídas entre a Superintendência de Proteção e Defesa Civil com a escola, tendo a participação da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres.