Separando os resíduos e reduzindo os desastres – Vitória de Santo Antão/PE
Objetivos da iniciativa
Refletir sobre os desastres ocorridos no Município de Vitória de Santo Antão e promover uma sensibilização das crianças para a construção de um mundo sustentável e resiliente.
Que elas tenham a visão de discernir a importância do cuidado com o nosso planeta e como as nossas atitudes afetam diretamente o ecossistema, bioma, bem como todo tipo de vida do planeta.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Escorregamento / Deslizamento de terra
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
De uma forma lúdica as crianças foram estimuladas a refletirem sobre os desastres ambientais que afetam a comunidade e a nossa Cidade.
Na aula foi solicitado as crianças que pudessem retratar através do desenho as vivências relacionadas aos desastres vivenciados no ano de 2022 e 2023. As crianças falaram das situações que viveram e retrataram através de desenhos.
Os estudantes estão explicando diariamente uns aos outros o que eles compreenderam do tema trabalhado, nesse sentido também foi abordado a importância do descarte correto dos resíduos sólidos e o tempo de decomposição.
Alguns relatos de estudantes, informaram que estão passando para as famílias o que aprenderam na escola, e estão explicando a importância da reciclagem e do combate a poluição, e a importância de juntos atuarmos na redução dos desastres e na conservação do planeta.
Principais resultados alcançados
Os estudantes compreenderam a importância do cuidado com o meio ambiente e com a nossa comunidade. Além disso, foi possivel refletir sobre os impactos dos desastres na vida das pessoas e o que é possivel fazer para reduzir os danos ambientais a partir das nossas atitudes e hábitos;
As crianças relataram que estão orientando a família sobre as atitudes corretas no meio ambiente, bem como o cuidado em proteger as árvores, reduzindo a onda de calor e melhorando as condições do clima.
As crianças também apresentaram seus desenhos e destacaram o que sentiram no ano de 2023 quando o Rio Itapacurá transbordou e causou destruição e danos ambientais na Cidade.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Faculdade Novo Horizonte
Complexo Educacional Novo Horizonte
Discentes da Faculdade Novo Horizonte
Galeria de imagens




