E. M. E. B. São Cristóvão – Santana do Ipanema/AL
Enviado em 04/10/2018
Riacho Camoxinga: Um pedido de socorro!
Objetivos: O referido projeto teve como objetivo principal melhorar a compreensão dos alunos sobre a problemática da poluição dos rios, levando-os a resgatar e proteger o riacho Camoxinga buscando através dos estudos ações que viabilizassem a conscientização da população sobre não jogar mais lixo no riacho e por fim tornar os alunos agentes colaboradores do processo de transformação de sua realidade, através da amostra de trabalhos realizados e encaminhamento de soluções do problema com a ajuda dos órgãos responsáveis na cidade .
Público envolvido: O projeto garantiu a participação dos alunos do 6º ao 9º ano , pais ,professores e funcionários . Um total de 180 alunos participaram das ações de projeto.
Atividades: * Visitas ao riacho Camoxinga para constatar a grave situação da poluição.
* Palestra com orgãos parceiros falando sobre poluição dos rios , doenças e inundações na época das chuvas.
* Entrevista com os moradores sobre a situação do riacho.
* Campanha de recolhimento de garrafas pet no bairro e perto do riacho.
* Produção de textos com o tema.
* Construção de gráficos com o resultado da pesquisa.
Resultados: Parceria com a prefeitura municipal para a limpeza do riacho mensalmente. Campanha do recolhimento das garrafas pet no bairro evitando que as mesmas fossem parar dentro do riacho e evitando um desastre na época das chuvas. Houve uma intensa sensibilização com os moradores para não jogar mais lixo no riacho. Palestras com os alunos sobre a importância de evitar desastres socioambientais.
Outras informações: O investimento no projeto contou com o apoio da AGRIPA (Associação Guardiões do Rio Ipanema), CASAL ( Companhia de Abastecimento de Água de Alagoas) Secretaria Municipal de Transporte, Secretária Municipal de Vigilância Sanitária ,Secretária Municipal de Saúde Secretária Municipal de Educação ,Escola, professores, pais e alunos. Queremos em 2019 continuar com esse projeto em parceria com todos esses órgãos citados intensificando as visitas a comunidade que mora perto do riacho sensibilizando os moradores para que não joguem mais lixo no riacho evitando inundações como já aconteceu na época de chuvas.