Prevenir Desastres Ambientais e Proteger o Meio Ambiente é um dever de todos
 

1. Mapear e Monitorar as áreas de risco em relação a desastres naturais no Município de Itapeva-SP;
2. Refletir sobre a Importância da Educação Ambiental junto a Comunidade Escolar; 
3. Realizar parcerias com Instituições de Ensino, e Órgãos Governamentais para monitoramento e prevenção a desastres naturais.

Em um primeiro momento, envolvendo aproximadamente 120 Alunos (Três Turmas, do 2 º Ano do Ensino Médio);

Em um segundo momento envolvendo toda Comunidade Escolar (Aproximadamente 1200 Alunos e Funcionários), através de seminários, palestras, e cartazes; 

Em um terceiro momento, realizando parcerias (com Instituições de Ensino Superior e Órgãos Governamentais) para conscientização à Comunidade do Bairro Bom Jesus, principalmente aos que residem às margens ao Córrego do Aranha, através de panfletos educativos sobre Educação Ambiental e Prevenção de Desastres Naturais. 

Realizamos pesquisa bibliográfica de conceitos geográficos, como: 
* Vulnerabilidade; 
* Inundações; 
* Risco Ambiental; 
* Deslizamento de terra, escorregamentos, movimentos de massa; 
* Crescimento Desordenado das Cidades e aspectos sociais; 
* Assentamentos Urbanos; 
* Controle Pluviométrico – Água [D+ ou D-] = Desastre. 
Realizamos também: debates e produção de cartazes para mobilizar toda Comunidade Escolar. 
Em seguida buscamos conhecer quais instituições e órgãos governamentais atuam na gestão de risco de desastres naturais no Brasil e em nossa Região, e como poderíamos nos tornar colaboradores, para realização de um posterior trabalho nas mediações do prédio escolar. 

através de pesquisa bibliográfica e debates sobre a importância da Educação Ambiental, os alunos puderam conhecer a maioria dos desastres ambientais promovidos pela natureza e/ou pela Ação Humana. Sobretudo, formas de monitorar, prevenir, mapear e responder à Sociedade diante de iminentes situações de risco de desastres. Neste aspecto, analisamos os problemas relacionados a falta ou excesso de água, inundações, e riscos de escorregamento de massa, em áreas próximas a algumas casas do bairro onde localiza-se a Escola, principalmente porque o Município de Itapeva já possui histórico de desastres ambientais publicados pela imprensa regional. Analisamos os problemas socioeconômicos e de infraestrutura urbana, que acabam por complicar ainda mais a vida de muitos que vivem às margens de um Córrego denominado: Córrego do Aranha, que atravessa toda a Cidade de Itapeva e transborda nas épocas de chuvas. 

temos a pretensão, de: ampliar debate para toda Escola E.E. Zulmira de Oliveira, em um ambiente interdisciplinar; Realizar uma parceria juntamente com a UNESP para controle pluviométrico e monitoramento do Córrego do Aranha; E, promover a conscientização junto a Comunidade para o não lançamento de detritos.