Escolas Seguras: desenvolvendo a resiliência através da educação
Atividades desenvolvidas e principais resultados
As atividades estabelecidas no projeto foram planejadas de modo que cada pilar da Iniciativa Mundial para Escolas Seguras fosse trabalhado. Assim, a dinâmica do Projeto ES-DRAE ocorre da seguinte forma:
● Realização de Oficinas, palestras e atividades lúdicas, de forma simultânea, ou seja, as turmas são divididas entre essas oficinas e seguem um sistema de rodízio entre elas, que são desenvolvidas por diferentes instituições relacionadas à prevenção e redução de desastres.
● Realização de vistoria técnica para avaliação dos riscos presentes no prédio escolar com geração de documento contendo a descrição detalhada desses riscos, assim como, das recomendações para adequação da escola às normas de segurança contra incêndio e pânico;
● Preparação de todo corpo escolar (alunos, professores e funcionários) para uma situação emergencial na escola, onde os agentes de defesa civil ensinam e treinam os protocolos de desocupação coordenada de emergência. Após esse treinamento é realizado um Exercício Simulado, como etapa final do projeto;
O projeto acontece desde 2017. Nesse sentido, com o passar do tempo foram se aprimorando as metodologias e a execução da proposta em si.
Levando em consideração o ano de 2022 até 2023, foram 13 escolas trabalhadas. Com 2258 alunos e 504 funcionários capacitados.