IBICT – Rio de Janeiro/RJ – E. M. Tancredo Neves – Ubatuba/SP
Enviado em 02/10/2018
CoAdapta I Litoral
Esta pesquisa objetiva desenvolver contribuições teóricas e empíricas para o desenvolvimento de abordagens e métodos participativos que integrem técnicas de geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas, com cartografia social e ciência cidadã, que envolvam o conhecimento e o engajamento das comunidades, visando o mapeamento e a gestão de riscos, ante situações de vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas.
Em específico, esta pesquisa desenvolve atividades utilizando cartografia social, na comunidade em potencial risco de escorregamento e inundação e alunos de escolas públicas da região do litoral norte paulista, cujo produto será o mapeamento participativo de riscos como a própria comunidade enxerga os riscos aos quais se inserem.
O projeto CoAdapta envolveu três núcleos comunitários em diferentes bacias hidrográficas, totalizando 5 participantes diretos (pesquisadores comunitários) e 45 participantes indiretos (entrevistados que apoiaram a pesquisa). Parte dos participantes são membros do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba.
Além dos núcleos comunitários, envolveu a parceria com a Escola Tancredo Neves de Ubatuba, pelo curso de Ensino Médio Integrado à Contabilidade (cerca de 40 alunos envolvidos), coordenador pelo professor de Geografia Francisco Cursino e apoiado pela coordenadora pedagógica, Lúcia Muniz.
A seguir alguns detalhes dos grupos envolvidos:
– Comunidade do Morro do Algodão, na bacia do rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba-SP
– Comunidade do Ubatumirim, na bacia do rio Iriri/Onça, em Ubatuba-SP
– Comunidade do Quilombo Campinho, na bacia do rio Carapitanga, em Paraty-RJ
Cada núcleo tem aplicado métodos de cartografia social para mapear seu território dos riscos de desastres e suas estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
Os núcleos também são responsáveis por aplicar um questionário semi-estruturado em outras comunidades situadas nas bacias hidrográficas, a fim de conhecer quem são, seus contextos históricos e culturais e como tem respondido aos eventos extremos climáticos e/ou aos problemas do dia-a-dia.
(1) Atividades dentro da escola:
1.1. oficina de construção de pluviômetros artesanais (garradas PET), com apoio da coordenação do professor Francisco Cursino
1.2. oficina de cartografia social, para localização dos pluviômetros instalados nas casas dos alunos participantes para construir uma rede de pluviômetros artesanais
1.3. oficina de Sistema de Informação Geográfica, utilizando o laboratório de Informática da escola para aprendizado do software livre Quantum GIS e mapeamento de áreas de riscos, construção da rede de pluviômetros.
(2) Atividades fora da escola:
2.1. Pesquisa/entrevistas com moradores locais sobre eventos extremos, áreas de desastres e relação entre chuvas e áreas de riscos.
2.2. pesquisa-ação de pesquisadores comunitários com moradores antigos, para identificar períodos de desastres na região e construir uma linha do tempo de eventos x magnitude
2.3. Roda de conversa sobre o trabalho realizado, para construir uma agenda de trabalho coletivo.
Foram produzidos 8 Cartas-Imagem de apoio para as atividades de cartografia social;
5 mapas de cartografia social de riscos e estratégias de adaptação, nas bacias hidrográficas do rio Iriri/Onça (Ubatuba), bacia do rio Juqueriquerê (Caraguatatuba) e bacia do rio Carapitanga (Paraty);
3 mapas de cartografia social de localização de pluviômetros artesanais nas bacias do rio Grande de Ubatuba, Indaia e Rio Escuro, no município de Ubatuba;
45 entrevistas com moradores antigos locais. Sendo a maioria de tradição da cultura caiçara local, ou quilombolas (caso de Paraty);
Formação de grupos de estudantes por bacia hidrográfica, distribuindo 26 pluviômetros artesanais nas bacias de Ubatuba.
O projeto CoAdapta | Litoral (http://wiki.ubatuba.cc/doku.php?id=coadapta_litoral:coadapta) contou com a parceria:
– da escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves de Ubatuba
– membros do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba (http://www.preservareresistir.org/)
– grupo LindaGeo – Litoral Norte Dados Abertos Geoespaciais (http://wiki.ubatuba.cc/doku.php?id=linda:lindageo)
– INPE, equipe coordenada pelo pesquisador Rene Novaes para oficinas de SIG e QGIS
– Equipe Cemaden-Educação
O projeto CoAdapta tem intenções de continuar as atividades pela escola Tancredo Neves, buscando parceria com a escola Estadual Semiramis no bairro do Lázaro, que está desenvolvendo parceria com o Instituto Geológico do estado de São Paulo para mapear escolas em áreas de riscos no litoral norte.
Além disso, o projeto CoAdapta tem parceria com a Universidade dos Lagos no Chile, que busca ampliar este olhar e aprendizado também para o contexto chileno, para buscar sinergias e aprendizados comuns às realidades dos dois países – Brasil e Chile.