É um Programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instituição de pesquisa vinculada ao Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações (MCTI) (Portaria N°. 144/2019/SEI-CEMADEN, 02/12/2019). O Cemaden Educação atua desde 2014 junto às comunidades escolares e em parceria com diversas instituições.
O Cemaden Educação tem o objetivo de contribuir para a geração de uma cultura da percepção e prevenção de riscos de desastres. Busca colaborar com a construção de sociedades sustentáveis e resilientes, por meio da promoção e difusão científica, e no desenvolvimento de estratégias educacionais de pesquisa-ação, comunicação e mobilização para a gestão de risco e redução de vulnerabilidades a desastres.
Cada escola participante pode se tornar um CEMADEN Microlocal, espaço para realizar pesquisas, monitorar o tempo e o clima, compartilhar conhecimentos, entender e emitir alertas de desastres. Além de fazer a gestão participativa de intervenções com suas comunidades.
Utiliza de forma criativa as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em três eixos complementares:
No desenvolvimento dessa tecnologia social, o Cemaden Educação, promove a educação e ciência para a redução de riscos de desastres em comunidades escolares vulneráveis. E nossa rede integra escolas, defesas civis, grupos de pesquisas, ONGs etc. interessados na sustentabilidade e resiliência em seus territórios. Junte-se a nós!
Em 2024 o Programa Cemaden Educação completa 10 anos com a missão de construir conhecimentos com base na ciência e na educação ambiental, em interação com a sociedade. Completamos uma década de realizações inovadoras, aprendizagens e impactos positivos em colaboração com educadores(as), pesquisadores(as), estudantes, comunidades e instituições; parcerias que constituem os pilares dessa trajetória.
A educação tem potência para revolucionar, radicalizar e mudar o sistema, não o clima. A Educação Ambiental + Educação em Redução de Riscos de Desastres + Educação Ambiental Climática juntas são transformadoras, podem gerar capacidade adaptativa e serem criadoras de comunidades sustentáveis e resilientes – com Justiça Climática e Bem Viver. Rachel Trajber
Alguns dos nossos números ao longo dessa trajetória:
Créditos:
Equipe atual:
Já passaram por aqui:
Débora Olivato, Rafael Damasceno Pereira, Patrícia Mie Matsuo, Andrea Eliza de Oliveira Luz, Ana Gabriela Araujo,Carla Gracioto Panzeri, Claudinei de Camargo, Carolina Tosseto, Janaina Rezende Andrade, Juliana Anochi, Maria Francisca Azevedo Velloso, Marlon da Silva, Rafael Gomes da Cruz
Colaboradores internos:
O Programa Cemaden Educação trabalha em colaboração com todas as áreas do Cemaden (pesquisadores, analistas, operadores, técnicos e terceirizados). O Cemaden Educação participa do Programa Institucional de Pesquisa e Operação, junto ao grupo do Cemaden na Sociedade formado pelos(as)pesquisadores: Victor Marchezini, Silvia Saito, Luciana Lounde e as analistas: Marisa Mascarenhas e Selma Flores.
Colaboradores Externos:
Diversas instituições nacionais e internacionais, órgãos governamentais, ONGs, universidades, defesas civis, além de pesquisadores, educadores, e demais profissionais que colaboram com os projetos, ações, atividades do Cemaden Educação.
Agradecimentos
Agradecemos a todos/as que apoiam as realizações do Cemaden Educação.
“Com-ciência participativa para a redução das vulnerabilidades, proteção e prevenção de riscos e de desastres no Brasil: ampliação do Programa CEMADEN/MCTI Educação“
Coordenação: Dra Rachel Trajber
Objetivo geral:
Ampliar a abrangência do Programa Cemaden Educação, aprofundando as tecnologias socioeducacionais participativas e mobilizadoras na promoção e difusão científica, contribuindo para uma cultura de prevenção de riscos de desastres na construção de escolas e comunidades sustentáveis e resilientes.
Objetivos específicos:
– Produzir conhecimentos e processos formativos sobre prevenção de riscos de desastres socioambientais nas comunidades escolares, por meio da iniciação científica, ciência cidadã, educomunicação, pesquisa-ação e autogestão com o uso de tecnologias da informação (SIG, sistema colaborativo, aplicativo);
– Contribuir para a rede observacional do Cemaden/MCTI com a inclusão de dados de pesquisas e metodologias participativas na promoção de sistemas de alerta centrados nas pessoas;
– Desenvolver softwares, aplicativos, dispositivos, sensores e sítio eletrônico com disponibilização de materiais paradidáticos que engajem integrantes das comunidades escolares /estudantes em aprender a aprender (coleta e análise de dados);
– Realizar ações de mobilização, difusão e comunicação em educação para a redução dos riscos de desastres – ERRD, em colaboração com parcerias estratégicas, a exemplo de campanhas educacionais para redução de riscos de desastres (RRD) envolvendo diferentes públicos;
– Ampliar, manter e dar continuidade a projetos de pesquisa-ação nacionais e internacionais que potencializam e reverberam o Cemaden Educação;
– Promover ações de articulação comunitária com diferentes atores sociais em parcerias estratégicas intersetoriais, envolvendo a população de territórios socioambientalmente vulneráveis, visando à proteção fundamentada em conhecimentos científicos e saberes locais.
Financiamento
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/CnPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ